Mais buscados: mEI Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Qualificação de pessoas, padronização de informações e melhoria contínua no atendimento prestado aos empreendedores locais. Estes são alguns dos primeiros resultados que o Programa Cidade Empreendedora já oportuniza em Antônio Prado em prol do desenvolvimento local. Lançado em julho deste ano, o projeto desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal tem previsão de atingir novos e robustos objetivos ainda em 2021.
Em agosto, por exemplo, a organização realizou a capacitação da equipe de profissionais que atuam na linha de frente da Sala do Empreendedor, espaço na sede da prefeitura e que concentra ações e atendimentos do segmento na região. O objetivo é levar o conhecimento técnico e interpessoal visando habilitar os agentes a agregar qualidade no atendimento completo nas demandas relativas ao Micro Empreendedor Individual (MEI) nos mais diversos temas de interesse deste público. ‘‘O treinamento nos dá muita confiança e auxilia na padronização para oferecermos um serviço de maior qualidade aos empreendedores locais. É um divisor de águas’’, resume o agente de desenvolvimento do Sebrae RS, Anderson Visentin.
Paralelamente à capacitação, o trabalho contínuo realizado no município busca outro importante avanço no que tange ao desenvolvimento do empreendedorismo local: a busca pela certificação Prata da Sala do Empreendedor. O reconhecimento é fruto de uma avaliação feita por meio de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) que reconhece, a partir de critérios específicos, os esforços de cidades em projetos de melhoria de atendimento e prestação de serviço para os empreendedores locais. Atualmente, Antônio Prado possui classificação Bronze.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Dezembro de 2024Encadeamento Produtivo: avicultor de Barra do Rio Azul realiza cursos para aperfeiçoar seu negócio
SAIBA MAIS06 de Dezembro de 2024
Liderar e inspirar: Sebrae realiza curso com Poder Público do município de Lagoa Vermelha
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.