Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Antônio Prado – Uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Prefeitura municipal de Antônio Prado resultou em um novo produto turístico que irá fomentar os negócios locais. A rota Recantos Coloniais de Antônio Prado foi lançada no dia 24 de novembro, em solenidade na Pousada Zanotto, com a presença de empreendedores e representantes de entidades. A iniciativa é fruto do projeto Qualificar o Turismo da Serra Gaúcha, do SEBRAE/RS.
O técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS Emerson Bittencourt explica que o planejamento do roteiro iniciou em 2015, com o desenvolvimento de uma metodologia para capacitar os empreendedores que participariam da ação. “Definimos as estratégias e o papel de cada um, e contamos com o auxílio do Sebraetec na criação do nome e identidade visual”, conta. Após reuniões mensais e capacitações, entre elas oficinas de formação de preço, a iniciativa tomou forma.
O roteiro Recantos Coloniais resume a forte tradição da colonização italiana e privilegia o turismo rural, compreendendo, também, o patrimônio histórico da cidade. Ao todo, 15 propriedades integram a rota, entre vinícolas, restaurantes e comércio. “É uma ação importante, pois, para muitos, será como iniciar um novo negócio, já que todos têm atividades principais em suas propriedades ou fora dela”, disse o técnico, ressaltando que o turismo vai possibilitar a venda de produtos, como os orgânicos, direto dos locais onde são cultivados.
Para a secretária de Turismo e Comércio de Antônio Prado, Carla Chilanti Pinheiro, a parceria com o SEBRAE/RS foi essencial para que a iniciativa saísse do papel. “O aporte técnico foi fundamental para a qualificação dos empresários. Alguns já recebiam turistas, para outros é uma novidade, de qualquer forma todos passaram pelo processo”, aponta. Carla ressalta que um projeto de turismo com mais estrutura representa um marco na história da cidade, pois até então as atrações eram autoguiadas. “Com isso poderemos entrar no mercado de agências de turismo como um produto”, destaca.
Uma das empreendedoras a encarar o novo desafio é Eliane Riva Cordeiro. Professora por formação, ela assumiu a loja Doces Dona Margarida, negócio iniciado pela sogra há mais de 50 anos. Ela ressalta a importância do empreendimento na cidade. “Muitas pessoas compram doces aqui há muito tempo, inclusive conhecem Antônio Prado em função deles, então resolvemos continuar o trabalho iniciado pela Dona Margarida”, conta.
A produção de doces cristalizados, chimias e geleias se caracteriza pelo processo totalmente artesanal, o que demanda um tempo maior de trabalho. O leite utilizado é produzido na propriedade da família. Quando assumiu a direção da empresa com o marido Rodrigo, filho mais novo da fundadora, participaram de capacitações do SEBRAE/RS e agregaram valor ao que já existia, incluindo novos itens e sabores ao catálogo. “Fazer parte desse roteiro será muito positivo, pois os empresários se conhecem, e poderão indicar o trabalho um dos outros, por exemplo”, ressalta.
Dona Margarida, com quase 80 anos, no entanto, não está longe do universo que desenvolveu com muito trabalho. “Ela está sempre aqui, faz questão de atender os clientes e contar suas histórias”, finaliza Eliane.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3293-1500 ou pelo site.
Empreendimentos participantes:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.