Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Antônio Prado lança roteiro turístico

atualizado em: 30/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa realizada a partir da parceria entre SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal reúne 15 empreendimentos

Da Redação

O Moinho Francescatto é uma das atrações do Roteiro (Foto: Divulgação)

Antônio Prado – Uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Prefeitura municipal de Antônio Prado resultou em um novo produto turístico que irá fomentar os negócios locais. A rota Recantos Coloniais de Antônio Prado foi lançada no dia 24 de novembro, em solenidade na Pousada Zanotto, com a presença de empreendedores e representantes de entidades. A iniciativa é fruto do projeto Qualificar o Turismo da Serra Gaúcha, do SEBRAE/RS.

O técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS Emerson Bittencourt explica que o planejamento do roteiro iniciou em 2015, com o desenvolvimento de uma metodologia para capacitar os empreendedores que participariam da ação. “Definimos as estratégias e o papel de cada um, e contamos com o auxílio do Sebraetec na criação do nome e identidade visual”, conta. Após reuniões mensais e capacitações, entre elas oficinas de formação de preço, a iniciativa tomou forma.

O roteiro Recantos Coloniais resume a forte tradição da colonização italiana e privilegia o turismo rural, compreendendo, também, o patrimônio histórico da cidade. Ao todo, 15 propriedades integram a rota, entre vinícolas, restaurantes e comércio. “É uma ação importante, pois, para muitos, será como iniciar um novo negócio, já que todos têm atividades principais em suas propriedades ou fora dela”, disse o técnico, ressaltando que o turismo vai possibilitar a venda de produtos, como os orgânicos, direto dos locais onde são cultivados.

Para a secretária de Turismo e Comércio de Antônio Prado, Carla Chilanti Pinheiro, a parceria com o SEBRAE/RS foi essencial para que a iniciativa saísse do papel. “O aporte técnico foi fundamental para a qualificação dos empresários. Alguns já recebiam turistas, para outros é uma novidade, de qualquer forma todos passaram pelo processo”, aponta. Carla ressalta que um projeto de turismo com mais estrutura representa um marco na história da cidade, pois até então as atrações eram autoguiadas. “Com isso poderemos entrar no mercado de agências de turismo como um produto”, destaca.

Uma das empreendedoras a encarar o novo desafio é Eliane Riva Cordeiro. Professora por formação, ela assumiu a loja Doces Dona Margarida, negócio iniciado pela sogra há mais de 50 anos. Ela ressalta a importância do empreendimento na cidade. “Muitas pessoas compram doces aqui há muito tempo, inclusive conhecem Antônio Prado em função deles, então resolvemos continuar o trabalho iniciado pela Dona Margarida”, conta.

A produção de doces cristalizados, chimias e geleias se caracteriza pelo processo totalmente artesanal, o que demanda um tempo maior de trabalho. O leite utilizado é produzido na propriedade da família. Quando assumiu a direção da empresa com o marido Rodrigo, filho mais novo da fundadora, participaram de capacitações do SEBRAE/RS e agregaram valor ao que já existia, incluindo novos itens e sabores ao catálogo. “Fazer parte desse roteiro será muito positivo, pois os empresários se conhecem, e poderão indicar o trabalho um dos outros, por exemplo”, ressalta.

Dona Margarida, com quase 80 anos, no entanto, não está longe do universo que desenvolveu com muito trabalho. “Ela está sempre aqui, faz questão de atender os clientes e contar suas histórias”, finaliza Eliane.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3293-1500 ou pelo site.

Empreendimentos participantes:

  • Bio Therapy
  • Cantina Zulian
  • Canto do Encantador
  • Cave Casa do Imperador
  • Doces Dona Margarida
  • Ferraria Marsilio
  • Moinho Francescatto
  • Morangos Ouro d’Água
  • Orgânicos Pontel
  • Pérola da Terra
  • Pousada Zanotto
  • Recanto Dona Graciosa
  • Restaurante do Vale
  • Restaurante Nostra Cantina
  • Vinícola Zanella
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Outubro de 2019

Rio Grande receberá primeiro Hackathon da Saúde

SAIBA MAIS

 

11 de Outubro de 2019

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/10/2019 11:24

Sebrae RS realiza 1º Hackathon da Saúde em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 11/10/2019 06:32

Mostratec tem mais de 750 projetos estudantis de ciência, inovação e tecnologia

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: