
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas praticas CONSULTORIA

Da Redação

Rio Grande – A segunda edição do Congresso Sul Energia, promoção do Arranjo Produtivo Local (APL) do Polo Naval e de Energia do RS e SEBRAE/RS, com apoio da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Com o objetivo de trocar informações e debater o momento econômico para o setor, o evento irá reunir no campus Carreiros da FURG (Avenida Itália, km) profissionais, empresários e lideranças locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
As atividades do congresso são destinadas para toda a cadeia produtiva de petróleo, energia e gás. Conforme explica a técnica da Região Sul do SEBRAE/RS Luciana Mello Fonseca “a iniciativa vaio aproximar os diversos públicos e lideranças locais para um debate amplo sobre o momento atual do setor, bem como as perspectivas para o próximo ano”, disse.
No dia 8, a primeira atividade contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, para um painel sobre perspectivas de desenvolvimento. Na mesma ocasião, os prefeitos eleitos de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte falarão sobre o papel dos governos locais no cenário de crescimento do setor. Na parte da tarde ocorrerá uma rodada de negócios.
O segundo dia do congresso abordará tecnologia e inovação no seminário da indústria naval. Em paralelo, dois encontros promoverão informações sobre inovação e transferência de tecnologia no Brasil e apresentação de cases de sucesso. A última atividade do congresso trará, na parte da tarde, o seminário
“Desafios da geração de energia na Região Sul do RS”.
Programação
9h: Credenciamento
10h: Painel “Perspectivas de desenvolvimento para a Região Sul do Rio Grande do Sul”, com Fábio Branco (Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul), Paula Mascarenhas (prefeita eleita de Pelotas), Alexandre Lindenmeyer (prefeito eleito de Rio Grande), e Fabiany Zogbi Roig (Prefeita eleita de São José do Norte).
12h: Almoço
14h às 18h: IX Rodada de Negócios
8h às 12h: Seminário “Inovação e transferência de tecnologia na indústria naval e offshore”
8h30: Credenciamento
9h às 10h: Avanços e perspectivas nos provessos de inovação tecnológica e transferência de tecnologia no Brasil, com Luiz Francisco Gerbase (presidente da Altus e vice presidente do conselho de administração P&D Brasil)
10h às 10h30: Coffee break
10h30 às 12h: Painel “Cases de sucesso em transferência de tecnologia na indústria naval e offshore”, com Paulo Drews (Centro de Ciências Computacionais FURG), Fabiuano Rampazzo (Technomar) e Leandro de Andrade (diretor da ARBRA Engenharia Industrial)
12h: Almoço
14h às 18h: Seminário “Desafios da geração de energia na Região Sul do RS”
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Inovação
Sebrae RS leva potências periféricas ao palco do South Summit Brazil com rodada de pitches
Pela primeira vez, o Startup Day será realizado dentro de uma comunidade de Porto Alegre. Em março, o bairro Bom Jesus recebe a programação voltada à inovação e ao empreendedorismo, em uma edição que desloca o eixo tradicional do ecossistema de startups e aproxima jovens e lideranças locais de oportunidades, conexões e novos referenciais de futuro.
Sebrae RS realiza Startup Day no bairro Bom Jesus e leva inovação para dentro da comunidade
Notícias
24 de Março de 2026Sebrae RS leva potências periféricas ao palco do South Summit Brazil com rodada de pitches
SAIBA MAIS20 de Março de 2026
Sebrae RS estreia espaço de educação e inovação voltado a estudantes na Expoagro Afubra 2026
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.