
Mais buscados: MEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O Projeto de Lei Complementar 194/2015 – que cria o Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual – foi aprovado nessa terça-feira, 12 de abril, por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado. A iniciativa, de autoria do deputado estadual Tiago Simon (PMDB), prevê a desburocratização de procedimentos e incentivo à formalização de pequenos negócios. O governador José Ivo Sartori tem 15 dias para sancionar o Projeto.
“Num momento de crise como o atual, a aprovação deste marco regulatório representa um apoio importante do parlamento gaúcho ao segmento que mais gera emprego e renda no País, que é a microempresa”, avalia Tiago Simon.
No Rio Grande do Sul, 99,1% das empresas são de pequeno porte. Esse percentual é superior à média nacional, que é de 95%, segundo dados do SEBRAE. “Quando os legisladores do RS aprovam este Estatuto se alinham a uma iniciativa que todos nós temos defendido nos últimos tempos, que é promover o surgimento de empresas, abrir oportunidade para novos negócios e dar aos empreendedores condições de agirem como agentes do desenvolvimento do Estado”, avalia o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “Quero parabenizar aos deputados e, especialmente, ao presidente da Frente Parlamentar, Tiago Simon, que foi o idealizador deste Estatuto. O SEBRAE/RS reconhece muito o seu esforço.”
Conheça, a seguir, as principais inovações da Lei Estadual das MPEs – texto abaixo da assessoria do deputado Tiago Simon
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.