Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Arambaré – A aplicação da lei pode dar visibilidade e trazer oportunidade de novos negócios para a Costa Doce. Arambaré encontrou na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência um caminho para fortalecer o turismo. O município lançou a primeira trilha ecológica acessível para cegos em um projeto que uniu SEBRAE/RS, prefeitura municipal e empresas do setor. Depois da primeira experiência em dezembro, tem confirmados novos grupos para o final de janeiro e fevereiro e as agências e operadoras da região já estão oferecendo pacotes com esse destino.
A lei federal 13.146, de 6 de julho de 2015, assegura que a pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, mas a acessibilidade ainda é exceção. “A partir dessa realidade, propusemos à prefeitura a criação de uma trilha acessível, já que o município é rico em belezas naturais e poderia atrair um turismo diferenciado e inclusivo”, relata a gestora de projetos da Regional Sul do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud.
Nasceu então a Trilha dos Piquetes, em um trajeto de 800 metros com corda-guia e sinalizada com placas em braile, nomeando a vegetação e os pontos de destaque do percurso. “A trilha não é exclusiva para cegos. É inclusiva”, ressalta Jussara. No trajeto, os visitantes passam por mata nativa e podem conferir e tocar a vegetação até chegarem à Lagoa dos Patos, onde conseguem sentir a brisa, a areia e a água nos pés.
A experiência sensorial teve sua estreia em dezembro, com a participação de um grupo de 15 pessoas da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul. Leandro Pereira, proprietário da operadora Eco 360º Ecoturismo e Aventura, foi um dos guias da visita e se impressionou. “Foi um sentimento inigualável de muito aprendizado para nós. Ao tocar e sentir, os cegos têm uma percepção mais acurada que a nossa. Vemos, mas muitas vezes não enxergamos. Eles não vêm e conseguem enxergar muito mais que nós”, resumiu.
Depois da primeira ação inclusiva para o turismo do município, já estão previstas mais iniciativas. “Estamos estudando outro produto voltado para cegos, agora no turismo rural, com cavalgadas e passeios de carroça guiados por trator”, antecipa Pereira. Com iniciativas como essa e outras propostas e que promovam a acessibilidade, a ideia é elevar o patamar do munícipio como destino turístico. “Queremos que Arambaré, com apoio do poder público, torne-se referência em acessibilidade na Região da Costa do Estado”, projeta Jussara, do SEBRAE/RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.