
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação

Pelotas – Escamas, couro de peixe e redes de pesca transformados em colares, pulseiras, brincos, bolsas, carteiras e necesseries. Nas mãos das dez artesãs “Redeiras”, os materiais descartados pelos habitantes da Colônia de Pescadores São Pedro Z-3, em Pelotas, são obra prima. Orientado pelo Sebrae/RS, o grupo ganha espaço fora do país: os produtos da coleção serão exportados para França.
O planejamento estratégico das “Redeiras” foi executado com o apoio do Sebrae/RS que, desde 2009, auxilia através de consultorias na criação de peças e também na gestão do empreendimento. Atualmente, as artesãs são integrantes do Projeto Estadual de Artesanato Expoart, também desenvolvido pela instituição. Conforme a gestora dos projetos de Artesanato no Sebrae/RS, Vânia Fernandes, “a ideia é preparar grupos de artesãos para produzir e comercializar artesanato de qualidade e com identidade para os turistas que virão ao Brasil no período dos grandes eventos como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas”.
Capacitação em gestão, oficinas de desenvolvimento de novos produtos e ações de acesso a mercado, assim como a participação em grandes eventos do segmento, fazem parte do plano de ação desenvolvido com as artesãs. Em dezembro de 2012, o grupo participou da Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte: “Os organizadores do evento trouxeram compradores de vários países para conhecerem o artesanato brasileiro e o interesse pela coleção Redeiras foi imediato”, completa Vânia. As criações originais aliadas à sustentabilidade chamam a atenção e, em breve, estarão em prateleiras de lojas francesas.

Para o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o desempenho do grupo gaúcho é resultado do trabalho realizado pela entidade junto a estes profissionais. “Atuamos para profissionalizar o que já era feito com qualidade e dedicação pelas artesãs. Nossa tarefa é melhorar a gestão do negócio com vistas à abertura de mercado e, consequentemente, a venda de produtos diferenciados”, relata. Koch destaca que, nacionalmente, o Sebrae quer avançar ainda mais na comercialização de peças artesanais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.