Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Criado com objetivo de valorizar o aspecto artístico da atividade bem como toda a sua cadeia de produção e distribuição no País, o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato chegou a sua 5ª edição em 2022 enaltecendo a sustentabilidade e a diversidade do empreendedorismo brasileiro.
De forma especial, dois projetos gaúchos nascidos e fortalecidos por meio da atuação do Sebrae RS foram destacados: Grupo Canoa e Redeiras. “Temos um histórico de suporte a este segmento auxiliando grupos e cooperativas em ações que vão desde o design dos produtos confeccionados e a identidade das marcas até à gestão dos negócios”, explica a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.
Um dos exemplos reconhecidos deu luz ao trabalho do Grupo Canoa. O coletivo criado em 2007 conta hoje com 18 artesãs de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que por meio de técnicas de tricô transformam materiais como a borracha descartada pela indústria da montagem de motores automotivos – em especial, câmaras de pneus de motos e bicicletas – em itens de moda.
Os destaques ficam por conta de bolsas, colares e pulseiras. Os acessórios são vendidos a lojistas em Porto Alegre e em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo. “É um reconhecimento que nos indica que estamos no caminho certo, não somente pela questão da sustentabilidade, mas também por gerarmos emprego e renda para muitas pessoas”, avalia a artesã Edy Ferreira Ribeiro. Segundo ela, o grupo atualmente atua de forma híbrida, realizando dois encontros semanais no ateliê e concentrando suas vendas por meio dos canais online
Já no extremo Sul do RS – mais precisamente na Colônia de Pescadores São Pedro – Z-3, em Pelotas, o grupo Redeiras chamou a atenção do Prêmio TOP por sua atuação às margens da Laguna dos Patos, coração da Costa Doce. Na localidade, Viviane Ramos divide o trabalho com outras oito artesãs fazendo uso de itens como escamas de peixe e redes de pesca de camarão como matéria-prima para a produção de acessórios. O resultado da iniciativa desenvolvida há 13 anos são colares, pulseiras, bolsas e carteiras que chegam a mercados de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará, Santa Catarina e Distrito Federal.
Sobre o TOP
O reconhecimento concedido a partir do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato dá direito ainda às empreendedoras usarem o selo do prêmio por três anos, que destaca os projetos como os mais competitivos do Brasil, tanto pela qualidade dos seus produtos, como por suas práticas de gestão. Além disso, os vencedores também fazem parte de um catálogo comercial e passam a integrar divulgações institucionais do portal do Sebrae em nível nacional. A cerimônia foi realizada no último dia 17, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro/RJ.
Ao todo, esta edição do reconhecimento recebeu mais de 1.100 inscrições de todas as regiões do país. Atualmente, para escolher os 100 artesãos que compõem o prêmio, há três etapas. No primeiro, se julga o produto e o processo. Na segunda, a gestão como um todo – em todas as suas fases, desde as relações trabalhistas até as fiscais), por fim, há uma avaliação de notório saber.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.