Mais buscados: MEI Credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Lourenço do Sul – Os pomeranos fazem parte da colonização do Rio Grande do Sul. Esse povo alemão, proveniente de uma região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia, veio para o Brasil no século passado em busca de oportunidades e para fugir dos horrores da guerra. A história, que revela as origens de uma parte dos gaúchos e dos brasileiros, será contada em um novo espaço a partir desta sexta-feira, 21 de julho. A inauguração do “Memórias und Andeken”, em Quevedos (6º distrito), no interior de São Lourenço do Sul, abre mais um capítulo e um novo atrativo para o Caminho Pomerano. Informações e reservas pelo telefone (53) 98421-6530.
O roteiro integra o Projeto Costa Doce Natureza, promovido pelo SEBRAE RS. “A ideia é estimular o turismo rural com uma atração planejada pela família Zielke para complementar o que já é oferecido por uma região que preserva esse resgate histórico”, observa Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do SEBRAE RS. “Com a inauguração, esse roteiro tradicional na cidade está sendo fortalecido e, em breve, novos espaços serão anunciados”, antecipa.
A responsável pelo local inaugurado nesta sexta-feira é Elaine Zielke, primeira bisneta de Amalie Neumann Zielke, imigrante pomerana que chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande em 1923, ao lado do marido, nascido na antiga Prússia e que havia lutado na Primeira Guerra Mundial. “Depois de se estabelecerem em Santa Rosa, eles acabaram vindo para cá, no interior da Boa Vista, em São Lourenço do Sul, e ficaram com toda a família”, lembra Elaine.
Ao longo desse período acumularam objetos e memórias que estavam em uma antiga área usada como galpão da churrasqueira pelos Zielke. “Havia grandes curiosidades como uma estante de carros antigos do meu avó, uma coleção de bules e potes de porcelana, os relógios que eram consertados na época, móveis e outros utensílios”, detalha. Também foram recuperadas fotos, que resgatam toda a trajetória, desde a vinda dos bisavós até a chegada ao Brasil, os novos membros da família, encontros e diferentes atividades desempenhadas e espaços ocupados.
A casa, onde funciona o “Memórias und Andeken”, também é um resgate dessa história. Foi construída ao lado do antigo galpão especialmente para o local que agora funciona como uma espécie de museu da imigração pomerana, ao recompor os ambientes tradicionais de outra época.
Além de “Memórias und Andeken”, o Caminho Pomerano é formado pela Casa das Cucas Pomeranas, a Floricultura Blumen Haus, a Casa Schimier, a Família Klasen, a Heiden Haus e a Frischtick Haus.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.