Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Atração turística resgata história da imigração pomerana

Memórias und Andeken foi inaugurado nesta sexta-feira, 21 de julho, em Quevedos, distrito de São Lourenço do Sul. Iniciativa conta com o apoio do SEBRAE RS

atualizado em: 21/07/17

Da Redação

COMPARTILHE

São Lourenço do Sul – Os pomeranos fazem parte da colonização do Rio Grande do Sul. Esse povo alemão, proveniente de uma região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia, veio para o Brasil no século passado em busca de oportunidades e para fugir dos horrores da guerra. A história, que revela as origens de uma parte dos gaúchos e dos brasileiros, será contada em um novo espaço a partir desta sexta-feira, 21 de julho. A inauguração do “Memórias und Andeken”, em Quevedos (6º distrito), no interior de São Lourenço do Sul, abre mais um capítulo e um novo atrativo para o Caminho Pomerano. Informações e reservas pelo telefone (53) 98421-6530.

Memórias und Andeken é a nova atração do Caminho Pomerano (Foto: SEBRAE RS)

O roteiro integra o Projeto Costa Doce Natureza, promovido pelo SEBRAE RS. “A ideia é estimular o turismo rural com uma atração planejada pela família Zielke para complementar o que já é oferecido por uma região que preserva esse resgate histórico”, observa Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos do SEBRAE RS. “Com a inauguração, esse roteiro tradicional na cidade está sendo fortalecido e, em breve, novos espaços serão anunciados”, antecipa.

A responsável pelo local inaugurado nesta sexta-feira é Elaine Zielke, primeira bisneta de Amalie Neumann Zielke, imigrante pomerana que chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande em 1923, ao lado do marido, nascido na antiga Prússia e que havia lutado na Primeira Guerra Mundial. “Depois de se estabelecerem em Santa Rosa, eles acabaram vindo para cá, no interior da Boa Vista, em São Lourenço do Sul, e ficaram com toda a família”, lembra Elaine.

Ao longo desse período acumularam objetos e memórias que estavam em uma antiga área usada como galpão da churrasqueira pelos Zielke. “Havia grandes curiosidades como uma estante de carros antigos do meu avó, uma coleção de bules e potes de porcelana, os relógios que eram consertados na época, móveis e outros utensílios”, detalha. Também foram recuperadas fotos, que resgatam toda a trajetória, desde a vinda dos bisavós até a chegada ao Brasil, os novos membros da família, encontros e diferentes atividades desempenhadas e espaços ocupados.
A casa, onde funciona o “Memórias und Andeken”, também é um resgate dessa história. Foi construída ao lado do antigo galpão especialmente para o local que agora funciona como uma espécie de museu da imigração pomerana, ao recompor os ambientes tradicionais de outra época.

Além de “Memórias und Andeken”, o Caminho Pomerano é formado pela Casa das Cucas Pomeranas, a Floricultura Blumen Haus, a Casa Schimier, a Família Klasen, a Heiden Haus e a Frischtick Haus.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: