
Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

A Câmara de Olericultores do Vale do Caí realiza, com o apoio de Sebrae RS, Emater, Fetag RS, UCS e prefeitura de Linha Nova, no dia 12 de abril, das 8h30 às 17h, o 2º Seminário Regional de Olericultura do Vale do Caí. Com painéis e palestras durante todo o dia, o evento deverá reunir cerca de 300 produtores da região na Associação Cultural e Recreativa de Linha Nova (Avenida Henrique Spier, 816). Entre os temas a serem tratados estão: bioecologia e manejo de mosca branca, rastreabilidade, novas tecnologias, janelas de plantio, disponibilidade e eficiência de produtos biológicos na horticultura e debate referente à água (confira abaixo a programação completa e os palestrantes).
Durante o intervalo de almoço, os participantes poderão visitar as exposições nos estandes do Sicredi, Lauro Weber Agrícola, Agro D, Maxxi Mudas, Agropiá, Agrosul Agropecuária e Inovar Agropecuária, patrocinadores do seminário, além de degustar as bebidas das cervejarias Origem e Taura, com produção no município.
Para o gestor de Projetos em Agronegócios do Sebrae RS, Junior Utzig, “o evento é muito importante para a localidade, pois o Vale do Caí é considerado um dos principais polos de olericultura do Estado, com muita variedade de produtos, e a maior distribuição para a Região Metropolitana – por conta da proximidade geográfica. Além disso, o setor impacta diretamente na economia de toda a região e de mais de 20 mil famílias dos municípios pertencentes a ela”.
Segundo Utzig, a atividade tem dois objetivos: atualização e tendências. “A programação foi formulada pensando na atualização de técnicas de manejo e em novidades relativas às temáticas do cotidiano de produção, como a Instrução Normativa 02/2018, que exige adequações dos produtores quanto à rastreabilidade. Vai haver muito conteúdo relevante, por isso é importante não perder a oportunidade de se manter atualizado, acrescenta.
As inscrições podem ser realizadas nos escritórios da Emater, nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais ou Escritórios, pelo link http://twixar.me/MmnK ou pelos telefones (51)3445-5020 e (51)9.9203-3914. Quem garantir presença no evento até o dia 8 de abril, ganha desconto de 20% na inscrição e R$ 5 no almoço. São várias as alternativas para que ninguém fique de fora desta importante discussão referente ao futuro da olericultura.
Programação
8h30 – Recepção
9h – Abertura Oficial
9h15 – Palestra Bioecologia e Manejo de Mosca Branca. Retorno de pesquisa aplicada no Vale do Caí.
Ministrante: Jonas Arnemann (UFSM)
10h – Palestra O que eu ganho com a Rastreabilidade?
Ministrante: Luciano Tamiso (WQS Brasil e presidente da Associação Brasileira de Rastreabilidade)
11h – Painel Novas Tecnologias e Janelas de Plantio na Produção de Morango
Ministrante: Heitor Pagnan (Maxxi Mudas)
13h30 – Palestra Disponibilidade e eficiência de produtos biológicos na Horticultura
Ministrante: Dr. Benjamin Dias Osório Filho (UERGS)
14:30 Painel Água: Gestão, Uso e Gargalos à Horticultura do Vale do Caí
Ministrantes: Anna Cristina Xavier (Câmara da Olericultura), Karla Cozza (Comitê da Bacia do Rio Caí) e Dr. Renar Bender (UFRGS).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.