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Autor de best seller sobre marketing digital dá dicas a empreendedores

Conrado Adolpho recomenda que empresários sejam persistentes, tenham autoconhecimento e celebrem as pequenas vitórias

atualizado em: 03/06/19

Da Redação

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Empresário há mais de 20 anos, Conrado Adolfo ajuda empreendedores a aplicar estratégias modernas para o crescimento de pequenas e médias empresas desde 2005.
Empresário há mais de 20 anos, Conrado Adolfo ajuda empreendedores a aplicar estratégias modernas para o crescimento de pequenas e médias empresas desde 2005.

Persistência, autoconhecimento e celebração são, na avaliação de Conrado Adolpho, as três características fundamentais aos empresários que buscam sucesso. Criador do Método 8Ps e autor do best seller “8Ps do Marketing Digital”, ele também ministra treinamentos de três dias para aplicação do método, como o que aconteceu em Porto Alegre no final de maio.

A persistência sempre vence o talento”, resume Adolpho, ao destacar o primeiro dos três conselhos que considera essenciais quando o assunto é comportamento empreendedor. “Persista, continue, dia após dia. Não interessa o que aconteça em volta de você. Se pessoas falam que você está louco, persista e aprenda como fazer dar certo. Se tem pelo menos uma pessoa no mundo que fez aquilo dar certo, você pode conseguir também”, acrescenta.

A segunda dica é a do autoconhecimento. Segundo o autor, o empresário precisa saber como trabalha melhor (se no dia ou à noite), se tem mais produtividade isolado ou ligado ao celular e descobrir a forma mais eficiente para produzir resultados. “Conheça você mesmo, teste-se, auto-observe-se o tempo todo. O mundo é o que você percebe dele”, orienta.

Por fim, frisa ele: “é preciso celebrar cada vitória, mesmo que seja pequena”. A celebração, na avaliação de Adolpho, leva a mais motivação para a tarefa seguinte.

Experiência em ajudar empresários

Empresário há mais de 20 anos, Conrado Adolfo ajuda empreendedores a aplicar estratégias modernas para o crescimento de pequenas e médias empresas desde 2005. Considerado uma referência no Brasil quando o assunto é marketing digital de vendas, ele destaca que são três os principais problemas relatados por empreendedores a ele: falta de clientes, não conseguir cobrar o preço desejado pelo produto e incapacidade de fidelizar o consumidor. “A falta de clientes se resolve aumentando a visibilidade do negócio. Ninguém vai comprar de você se nunca te viu, se não sabe que você existe”, comenta. E as mídias sociais, destaca ele, são a forma mais barata e rápida para isso. Ainda segundo ele, o Instagram é a rede social que garante mais visibilidade ao negócio.

No campo comportamental, o autor salienta que o desequilíbrio emocional (ou falta de inteligência emocional) dos empresários é o que mais atrapalha um negócio. “Quando você não tem habilidade para lidar com suas próprias emoções, você comete erros, toma decisões ruins. Você toma decisões por inveja do seu concorrente, por orgulho, achando que pode mais do que de fato pode, por medo (e entra com freio de mão puxado), por culpa (fez algo, sente-se culpado e tenta resolver a culpa oferecendo mais do que pode para o cliente)”, exemplifica.

As decisões equivocadas prejudicam o empreendimento. “Por isso, a primeira coisa que todo o empresário deveria aprender é como se equilibrar, como ter controle maior sobre os seus comportamentos a partir das emoções”, finaliza.

Confira os três principais problemas relatados por empreendedores e as dicas para superá-los:

1 – Falta de clientes: aumente a visibilidade do negócio. As mídias sociais (Instagram, Facebook, Youtube) são, hoje, a maneira mais rápida e barata para isso.

2 – Não cobrar o preço desejado: é preciso despertar valor percebido ao seu produto. O cliente precisa ver valor no que está sendo vendido e ele faz isso quando fica mais informado sobre o produto e quando aquilo desperta emoção nele.

3 – Falta de fidelização: trazer o cliente de volta depende de relacionamento e a melhor forma de fazer isso é pelo Whatsapp. Tenha seu cliente nos grupos de Whatsapp e se comunique com ele. Mas não se trata de comunicação vendendo, pois isso não vai fazer você se relacionar. Trata-se de mandar informações de valor, que ajudem o cliente independentemente de você tentar vender alguma coisa ou não. São informações que realmente ajudam essas pessoas. Quando você tem relacionamento, você sempre traz o cliente de volta, porque você está na memória dele.

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