
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
O município de Rio Grande avança nas ações previstas pelo eixo Compras, desenvolvido no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. No último dia 21 de julho, lideranças municipais reuniram-se com a equipe do Sebrae RS para definir e alinhar os próximos passos do planejamento. Em Compras Públicas, o trabalho terá sequência com um levantamento das necessidades das secretarias municipais. “Vamos identificar essas demandas para que possamos ajudar a Prefeitura na construção do seu Plano Anual de Compras”, afirma Fabrício Burkert, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS.
Junto com o Plano Anual de Compras será desenvolvida uma cartilha informativa para os empreendedores locais, detalhando de que forma eles podem acessar as oportunidades de mercado. De acordo com Burkert, a ideia é conectar essas ações à Sala do Empreendedor, facilitando o acesso à informação e orientando os empresários que estão à frente das MPEs sobre como consultar o Plano e de que forma participar dos editais da Prefeitura.
Burkert destaca ainda que as Compras Privadas também estão no foco do Programa Cidade Empreendedora a partir deste segundo semestre, e serão fortalecidas e aceleradas em Rio Grande. Ele lembra que em novembro do ano passado, mais de 80 empreendedores de diversos segmentos participaram de uma Sessão de Negócios que movimentou cerca de R$ 1 milhão em negócios fechados entre grandes e microempresas do município.
“Vamos novamente chamar as grandes empresas para alinhar demandas e oportunidades. Queremos trabalhar a questão da cadeia produtiva atuando individualmente com cada empresa. Assim, conseguimos um melhor mapeamento dos produtos e serviços de que necessitam e um direcionamento para que possam contratar empresas locais, fortalecendo a economia do município”.
De acordo com o secretário de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Moraes, o Sebrae RS tem participação ímpar no impulsionamento de um grande balcão de negócios públicos e privados, visando o desenvolvimento das empresas locais. “O projeto dá visibilidade às grandes empresas que até então estavam invisíveis para fechar grandes negócios e comercializar com empresas locais”, destaca.
Dentro do campo das Compras Públicas, o secretário avalia que o Sebrae RS tem sido um grande parceiro no fomento à participação das pequenas e médias empresas em licitações públicas. “Tanto que, em setembro, o Sebrae irá participar de um evento para ajudar as empresas a entenderem a virada de chave que irá ocorrer com a nova Lei de Licitações. E, com isso, prepará-las para evitar a perda de negócios que já ocorrem nas dispensas de licitações pelo modelo da Lei nº 8666/93, e que vão ser absorvidas pela dispensa eletrônica”, aponta Moraes.
A primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Luciane Compiani, entende que é a partir de ações como essas que o município vai fazer girar ainda mais a roda da economia, bem como alavancar as vendas locais. “Num primeiro momento, focamos na iniciativa privada. Agora, estamos elaborando uma proposta para compras públicas e também alinhando a questão da economia azul”, completa Luciane.
Participaram da reunião Luciane Compiani, primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Inovação Emprego e Renda; Deivid Moraes, secretário de Gestão Administrativa e Licitações; Fabrício Araújo, secretário-adjunto de Desenvolvimento Inovação Emprego e Renda; Guilherme Estima, assessor especial do Gabinete do prefeito; Luciano Rodrigues, analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae RS; Elizandra Luvier, coordenadora da Sala do Empreendedor; Paola Braga, diretora de Inovação; e Fabrício Burkert, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.