Mais buscados: MeI Credito SEI Boas Praticas Consultoria
Da Redação
O município de Rio Grande avança nas ações previstas pelo eixo Compras, desenvolvido no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. No último dia 21 de julho, lideranças municipais reuniram-se com a equipe do Sebrae RS para definir e alinhar os próximos passos do planejamento. Em Compras Públicas, o trabalho terá sequência com um levantamento das necessidades das secretarias municipais. “Vamos identificar essas demandas para que possamos ajudar a Prefeitura na construção do seu Plano Anual de Compras”, afirma Fabrício Burkert, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS.
Junto com o Plano Anual de Compras será desenvolvida uma cartilha informativa para os empreendedores locais, detalhando de que forma eles podem acessar as oportunidades de mercado. De acordo com Burkert, a ideia é conectar essas ações à Sala do Empreendedor, facilitando o acesso à informação e orientando os empresários que estão à frente das MPEs sobre como consultar o Plano e de que forma participar dos editais da Prefeitura.
Burkert destaca ainda que as Compras Privadas também estão no foco do Programa Cidade Empreendedora a partir deste segundo semestre, e serão fortalecidas e aceleradas em Rio Grande. Ele lembra que em novembro do ano passado, mais de 80 empreendedores de diversos segmentos participaram de uma Sessão de Negócios que movimentou cerca de R$ 1 milhão em negócios fechados entre grandes e microempresas do município.
“Vamos novamente chamar as grandes empresas para alinhar demandas e oportunidades. Queremos trabalhar a questão da cadeia produtiva atuando individualmente com cada empresa. Assim, conseguimos um melhor mapeamento dos produtos e serviços de que necessitam e um direcionamento para que possam contratar empresas locais, fortalecendo a economia do município”.
De acordo com o secretário de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Moraes, o Sebrae RS tem participação ímpar no impulsionamento de um grande balcão de negócios públicos e privados, visando o desenvolvimento das empresas locais. “O projeto dá visibilidade às grandes empresas que até então estavam invisíveis para fechar grandes negócios e comercializar com empresas locais”, destaca.
Dentro do campo das Compras Públicas, o secretário avalia que o Sebrae RS tem sido um grande parceiro no fomento à participação das pequenas e médias empresas em licitações públicas. “Tanto que, em setembro, o Sebrae irá participar de um evento para ajudar as empresas a entenderem a virada de chave que irá ocorrer com a nova Lei de Licitações. E, com isso, prepará-las para evitar a perda de negócios que já ocorrem nas dispensas de licitações pelo modelo da Lei nº 8666/93, e que vão ser absorvidas pela dispensa eletrônica”, aponta Moraes.
A primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Luciane Compiani, entende que é a partir de ações como essas que o município vai fazer girar ainda mais a roda da economia, bem como alavancar as vendas locais. “Num primeiro momento, focamos na iniciativa privada. Agora, estamos elaborando uma proposta para compras públicas e também alinhando a questão da economia azul”, completa Luciane.
Participaram da reunião Luciane Compiani, primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Inovação Emprego e Renda; Deivid Moraes, secretário de Gestão Administrativa e Licitações; Fabrício Araújo, secretário-adjunto de Desenvolvimento Inovação Emprego e Renda; Guilherme Estima, assessor especial do Gabinete do prefeito; Luciano Rodrigues, analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae RS; Elizandra Luvier, coordenadora da Sala do Empreendedor; Paola Braga, diretora de Inovação; e Fabrício Burkert, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.