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Da Redação
Foi oficializada nesta semana a criação do Selo + energia sustentável, que atesta o trabalho de empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e que atuam no setor de energia solar. O selo é resultado da parceria entre o Banrisul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). A iniciativa vai destacar até 30 negócios conhecidos como integradores, no segmento fotovoltaico do Rio Grande do Sul.
Um evento nesta quinta-feira (22), marcou o lançamento do selo e reuniu gestores das entidades envolvidas, na sede do BanriTech, em Porto Alegre. “Entre as instituições financeiras do País, o Banrisul é pioneiro na iniciativa que atesta a qualidade dessas empresas. O objetivo é fomentar o crescimento do setor fotovoltaico e ampliar práticas sustentáveis no Estado. Isso se torna mais efetivo quando unimos o conhecimento do meio acadêmico, a expertise das entidades que oferecem treinamentos e o incentivo do Banrisul”, destacou o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho.
O secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Guilherme de Souza, pontua a visão estratégica do poder público e das entidades envolvidas, com resultados que serão percebidos a médio e longo prazo. “A inovação está na alma do Banrisul e o Banco atua, cada vez mais, a serviço da sociedade. A soma desses atores, a parceria com o Sebrae, Senai e UFRGS, promove o desenvolvimento sustentável com base científica e técnica”.
A UFRGS é responsável pela criação do selo e pela metodologia de avaliação das empresas. Já o Sebrae RS, além de ofertar workshops e consultorias em gestão, será um dos financiadores do Programa. O Senai-RS oferecerá cursos para instaladores e projetistas. O Banrisul vai subsidiar juntamente com o Sebrae RS os treinamentos, além de financiar projetos sustentáveis. Para participar, as empresas precisam estar adimplentes com o Banrisul e o Sebrae RS.
De acordo com o diretor de Crédito do Banco, Osvaldo Lobo Pires, “o Banrisul não quer financiar uma obra, ele quer financiar uma solução para a sociedade. A pauta ESG é central para o negócio da nossa instituição”.
Para o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Pereira Jotz, essa união permite ao Rio Grande do Sul obter ganhos em sustentabilidade e em competitividade. “Mais do que a publicação científica, é importante o benefício social que a pesquisa proporciona para a comunidade gaúcha. A academia participa não só do diagnóstico e da criação do selo, mas principalmente da manutenção, que é a etapa mais estratégica para o sucesso do projeto”, frisou.
“Esse selo é um marco histórico para o Rio Grande do Sul, pois vamos iniciar, de fato, a transição energética. É uma mudança de paradigma. É uma mudança de estrutura como sociedade”, destaca a professora Dra. Aline Cristiane Pan, do Curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS.
As empresas integradoras previamente selecionadas pelo Banrisul, terão subsídio do Sebrae RS para participarem do programa. “Nossa entidade busca se envolver em projetos que tragam retorno efetivo para a economia gaúcha. É fundamental termos essa parceria com o Banrisul, pois aumentaremos a competitividade das micro e pequenas empresas do setor, a partir da união da gestão, da qualificação técnica, abrangência regional e possibilidade de financiamentos, sem burocracia. O selo é um avanço para o Rio Grande do Sul”, afirmou o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS, Paulo Bruscato.
O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, destacou que é estratégico qualificar os profissionais que instalam e elaboram projetos no setor, garantindo a correta e segura utilização de fontes renováveis de energia, contribuindo para o avanço industrial.
O Selo + energia sustentável terá três níveis de acordo com indicadores de desempenho: ouro, para projetos avançados; prata, para iniciativas intermediárias; e bronze, para modelos básicos. A partir dessa certificação, espera-se facilitar a comunicação e o relacionamento entre as partes interessadas, que são os clientes, as concessionárias, os agentes financeiros e as empresas do segmento.
O prazo para divulgação das empresas selecionadas é de 15 dias e será feita no Portal do Banrisul (https://www.banrisul.com.br/ ).
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