Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Barão implementa a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

atualizado em: 22/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município já realiza, entre outras iniciativas, licitações exclusivas com pequenos empreendimentos

Da Redação

Pequenos negócios são prioridade no município (Foto: Divulgação)

Barão – O município de Barão implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e está garantindo uma série de benefícios para os empreendedores, o que estimula a economia da cidade. Além de licitações exclusivas para compras governamentais, alíquotas diferenciadas de IPTU são alguns dos pontos em destaque.

A técnica do SEBRAE/RS da Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que uma das primeiras iniciativas realizadas foram as licitações. “No momento, 75% dos recursos governamentais para compra estão sendo direcionados às micro e pequenas empresas. É um número considerado muito bom, o que surpreendeu a todos”. Ela destaca, ainda, que o município agiliza os processos para garantir a desburocratização, apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e a presença do Agente de Desenvolvimento.

O município fixou o mesmo valor de IPTU residencial para o MEI que trabalha em casa, emissão de alvará em área sem regularização e a unificação da entrada de dados e documentos. “Barão já conta, também, com a Sala do Empreendedor. É um espaço localizado na prefeitura e vai oferecer serviços aos empreendedores, no que tange o registro e legalização dos empreendimentos”, revela a técnica.

Nomeado Agente de Desenvolvimento, Pedro Gilson Jahn, comemora os resultados já obtidos, mas reforça que ainda há muito esforço a ser empregado no município. “A lei já está implementada, temos várias iniciativas em andamento, mas ainda há muito o que fazer. As licitações e a Sala do Empreendedor estão facilitando o desenvolvimento dos empreendimentos e os processos para quem quer formalizar o seu negócio, abrindo, assim, novas possibilidades”, destaca.

Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 182 cidades gaúchas (sendo 10 neste ano, entre janeiro e abril). A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Setembro de 2024

Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae

SAIBA MAIS

 

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: