Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Barão implementa a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

atualizado em: 22/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município já realiza, entre outras iniciativas, licitações exclusivas com pequenos empreendimentos

Da Redação

Pequenos negócios são prioridade no município (Foto: Divulgação)

Barão – O município de Barão implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e está garantindo uma série de benefícios para os empreendedores, o que estimula a economia da cidade. Além de licitações exclusivas para compras governamentais, alíquotas diferenciadas de IPTU são alguns dos pontos em destaque.

A técnica do SEBRAE/RS da Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que uma das primeiras iniciativas realizadas foram as licitações. “No momento, 75% dos recursos governamentais para compra estão sendo direcionados às micro e pequenas empresas. É um número considerado muito bom, o que surpreendeu a todos”. Ela destaca, ainda, que o município agiliza os processos para garantir a desburocratização, apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e a presença do Agente de Desenvolvimento.

O município fixou o mesmo valor de IPTU residencial para o MEI que trabalha em casa, emissão de alvará em área sem regularização e a unificação da entrada de dados e documentos. “Barão já conta, também, com a Sala do Empreendedor. É um espaço localizado na prefeitura e vai oferecer serviços aos empreendedores, no que tange o registro e legalização dos empreendimentos”, revela a técnica.

Nomeado Agente de Desenvolvimento, Pedro Gilson Jahn, comemora os resultados já obtidos, mas reforça que ainda há muito esforço a ser empregado no município. “A lei já está implementada, temos várias iniciativas em andamento, mas ainda há muito o que fazer. As licitações e a Sala do Empreendedor estão facilitando o desenvolvimento dos empreendimentos e os processos para quem quer formalizar o seu negócio, abrindo, assim, novas possibilidades”, destaca.

Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 182 cidades gaúchas (sendo 10 neste ano, entre janeiro e abril). A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: