
Mais buscados: MeI crédito sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação

Barão – O município de Barão implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e está garantindo uma série de benefícios para os empreendedores, o que estimula a economia da cidade. Além de licitações exclusivas para compras governamentais, alíquotas diferenciadas de IPTU são alguns dos pontos em destaque.
A técnica do SEBRAE/RS da Regional Metropolitana, Paula Nicolini, conta que uma das primeiras iniciativas realizadas foram as licitações. “No momento, 75% dos recursos governamentais para compra estão sendo direcionados às micro e pequenas empresas. É um número considerado muito bom, o que surpreendeu a todos”. Ela destaca, ainda, que o município agiliza os processos para garantir a desburocratização, apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e a presença do Agente de Desenvolvimento.
O município fixou o mesmo valor de IPTU residencial para o MEI que trabalha em casa, emissão de alvará em área sem regularização e a unificação da entrada de dados e documentos. “Barão já conta, também, com a Sala do Empreendedor. É um espaço localizado na prefeitura e vai oferecer serviços aos empreendedores, no que tange o registro e legalização dos empreendimentos”, revela a técnica.
Nomeado Agente de Desenvolvimento, Pedro Gilson Jahn, comemora os resultados já obtidos, mas reforça que ainda há muito esforço a ser empregado no município. “A lei já está implementada, temos várias iniciativas em andamento, mas ainda há muito o que fazer. As licitações e a Sala do Empreendedor estão facilitando o desenvolvimento dos empreendimentos e os processos para quem quer formalizar o seu negócio, abrindo, assim, novas possibilidades”, destaca.
Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 182 cidades gaúchas (sendo 10 neste ano, entre janeiro e abril). A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Agosto de 2026Sebrae RS promove Turis Talk para fortalecer Porto Alegre como destino turístico
SAIBA MAIS20 de Agosto de 2026
Sebrae RS leva 10 pequenos negócios gaúchos à Expoagas 2026 com estande coletivo Sabores Únicos do RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.