Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crédito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Barra do Ribeiro recebe certificação Bronze para sua Sala do Empreendedor

Com pouco mais de um ano de funcionamento, espaço conquista seu primeiro selo de excelência no atendimento a empreendedores locais

atualizado em: 26/10/22

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Barra do Ribeiro conquistou no último dia 19 de outubro a primeira certificação para sua Sala do Empreendedor, que abriu as portas no município há pouco mais de um ano. O Selo Bronze foi entregue durante evento na Mercopar, que premiou um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento a empreendedores locais. “Acredito que o que mais contribuiu para recebermos a certificação foi a colaboração de vários setores da Prefeitura, que entenderam como o processo deveria  ser feito. A partir disso, houve mais agilidade no atendimento ao empreendedor”, afirma o coordenador da Sala do Empreendedor, Salim Mello. 

Ele ressalta que ganhar esse reconhecimento foi uma satisfação muito grande. “Esse era o objetivo desde que a Sala foi implantada. E, como não conseguimos alcançar essa marca no primeiro ano, trabalhamos muito para que tudo desse certo. Graças a Deus, esse ano a certificação veio, nos deixando muito contentes”, comemora Mello.  

Entre os serviços oferecidos pelo espaço estão: atendimento ao MEI com informações gerais sobre formalização, alteração e baixa, emissão de DAS, elaboração da Declaração de Faturamento do MEI, emissão de alvarás de localização e sanitários, emissão de certidões negativas, entre outras ações que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. A Sala funciona na Rua Maurício Cardoso, 149, no Centro da cidade. 

Para um futuro próximo, Mello acredita em um grande avanço da atuação junto aos empresários, com base na digitalização dos serviços públicos. “Como a Prefeitura está informatizando os setores, é um ganho que vamos poder utilizar na liberação das solicitações dos empreendedores, tornando os processos muito mais ágeis e desburocratizados”, projeta.  

Sobre a certificação 

Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.  

Hoje, existem 172 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas empresas gaúchas. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante. 

Sobre o Cidade Empreendedora 
 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: