Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Bento Gonçalves implementa a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

15/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Na Serra gaúcha, três municípios já tiraram a legislação do papel

Da Redação

Bento Gonçalves – A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já é realidade em Bento Gonçalves, município localizado na Serra gaúcha. Desde 2009, quando o texto da Lei foi aprovado na cidade, a administração pública tem trabalhado em todos os capítulos da legislação, com ênfase em três temas: desburocratização, Empreendedor Individual (EI) e Agentes de Desenvolvimento. Além de Bento Gonçalves, outras duas cidades da região, Farroupilha e Guaporé, já implementaram a Lei Geral.

Desde que a Lei Municipal nº. 4.697, de 06 de outubro de 2009, entrou em vigor, a prefeitura de Bento Gonçalves tomou uma série de atitudes que demonstram que as micro e pequenas empresas estão na agenda de prioridades do município. No segundo semestre de 2011, por exemplo, a prefeitura, em parceria com o Sebrae/RS, promoveu o Programa de Qualificação do Empreendedor Individual na cidade, que hoje conta com 1.872 EIs formalizados.

Outra iniciativa de destaque no município é Espaço do Empreendedor, local onde o empreendedor encontra informações e processos centralizados sobre abertura de empresas, crédito, alvará e empreendedorismo. “O Espaço do Empreendedor é uma das iniciativas que demonstra a aplicação na prática da Lei Geral das MPEs, gerando um ambiente local mais favorável ao surgimento de novos negócios”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Bento Gonçalves conta, também, com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional que auxilia no processo de implementação da Lei Geral através da articulação de políticas públicas para micro e pequenas empresas. Conforme o gerente da regional do Sebrae/RS na Serra gaúcha, Rogério Rodrigues, as ações em prol dos pequenos negócios demonstram o interesse da administração municipal pelo desenvolvimento local dos empreendedores individuais e micro e pequenos empresas.

Pelo Estado

Nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, chegou a 41 o número de municípios gaúchos que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O número era meta do Sebrae/RS para todo o ano de 2012 e foi alcançado faltando quatro meses para o fim do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2018

Fabricantes de bebidas premium prospectam mercado em São Paulo

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2018

Encontros de negócios abrem oportunidades no segmento metalmecânico

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: