Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Santa Rosa – No começo, em 2001, era uma empresa que trabalhava com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde. Entretanto, a partir de 2009 mudou seu foco e passou a direcionar seus esforços para o desenvolvimento de câmaras para conservação de medicamentos, vacinas, hemoderivados e termolábeis em geral. Esse é o resumo da história da Biotecno – Refrigeração Médica, empreendimento com sede em Santa Rosa, exemplo de como um pequeno negócio direcionou as próprias convicções para crescer e melhorar.
“A empresa foi criada pelo meu pai, Nerci Link, e trabalhávamos, basicamente com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde, como cadeiras de rodas, macas, muletas e afins”, relata a gerente Administrativa da Biotecno, Lidia Link. Nesse período, os gestores se aproximaram do SEBRAE/RS e buscaram o conhecimento necessário para o crescimento do negócio. “Nós fizemos todos os cursos, consultorias e capacitações que pudemos. Foi aí que decidimos mudar o foco para a área de refrigeração e conservação”, revela.
Foram dois anos de muitas pesquisas, treinamentos e adequações da planta até que, em 2011 veio a certificação. “Em 2013, fomos os vencedores do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas). Três anos depois, ganhamos o PGQP e representamos o País na Cúpula de Empreendedorismo Mundial, nos Estados Unidos, e que contou com a presença do Barack Obama. Temos no nosso instinto a procura pela qualidade e inovação”, comenta Lidia.
A gerente da Biotecno conta que o maior destaque da empresa é o Sistema de Emergência para Falta de Energia Elétrica, que conserva as funções eletroeletrônicas, inclusive do compressor de frio, com autonomia variando de acordo com o modelo. “A ideia surgiu porque os hospitais precisavam de suportes para conservação de sangue e, nem sempre, tinham a infraestrutura necessária para isso. Hoje em dia ampliamos o nosso leque de produtos para também uma linha veterinária e agora temos câmaras com softwares que permitem controle remoto. Dessa forma, podemos, inclusive, fazer atendimento de suporte técnico online para todo o País”, salienta.
E a empresa cresceu
Com todas as conquistas, a empresa passou de pequeno para médio porte e saiu do leque de atendimento do SEBRAE/RS em 2016. “Sinto muita falta da entidade. Antes, tinha toda a ajuda e sabia exatamente para quem ligar quando surgia qualquer dúvida ou problema. Tenho a impressão que estou órfã”, lamenta a empresária.
Lidia ressalta que as vitórias da Biotecno são uma conquista de todos os funcionários. “Temos uma cultura de inovação muito forte, nossa equipe é pequena e todos abraçam a mesma causa. Além disso, com um quadro enxuto, é mais fácil ouvir os outros e nos aproximar de cada um”, observa.
A técnica do SEBRAE/RS em Santa Rosa, Thais Bulling, confirma a principal característica da empresa. “Eles sempre estiveram à frente na busca pela qualidade e inovação. O SEBRAE/RS apoiou nesse aspecto com cursos, consultorias e feiras”, observa ela, lembrando que todos os pequenos negócios podem encontrar na instituição alguma solução para os temas de gestão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.