
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Santa Rosa – No começo, em 2001, era uma empresa que trabalhava com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde. Entretanto, a partir de 2009 mudou seu foco e passou a direcionar seus esforços para o desenvolvimento de câmaras para conservação de medicamentos, vacinas, hemoderivados e termolábeis em geral. Esse é o resumo da história da Biotecno – Refrigeração Médica, empreendimento com sede em Santa Rosa, exemplo de como um pequeno negócio direcionou as próprias convicções para crescer e melhorar.

Este ano, a Biotecno conquistou o Prêmio Nacional de Inovação, na modalidade média empresa (Foto: SEBRAE RS)
“A empresa foi criada pelo meu pai, Nerci Link, e trabalhávamos, basicamente com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde, como cadeiras de rodas, macas, muletas e afins”, relata a gerente Administrativa da Biotecno, Lidia Link. Nesse período, os gestores se aproximaram do SEBRAE/RS e buscaram o conhecimento necessário para o crescimento do negócio. “Nós fizemos todos os cursos, consultorias e capacitações que pudemos. Foi aí que decidimos mudar o foco para a área de refrigeração e conservação”, revela.
Foram dois anos de muitas pesquisas, treinamentos e adequações da planta até que, em 2011 veio a certificação. “Em 2013, fomos os vencedores do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas). Três anos depois, ganhamos o PGQP e representamos o País na Cúpula de Empreendedorismo Mundial, nos Estados Unidos, e que contou com a presença do Barack Obama. Temos no nosso instinto a procura pela qualidade e inovação”, comenta Lidia.
A gerente da Biotecno conta que o maior destaque da empresa é o Sistema de Emergência para Falta de Energia Elétrica, que conserva as funções eletroeletrônicas, inclusive do compressor de frio, com autonomia variando de acordo com o modelo. “A ideia surgiu porque os hospitais precisavam de suportes para conservação de sangue e, nem sempre, tinham a infraestrutura necessária para isso. Hoje em dia ampliamos o nosso leque de produtos para também uma linha veterinária e agora temos câmaras com softwares que permitem controle remoto. Dessa forma, podemos, inclusive, fazer atendimento de suporte técnico online para todo o País”, salienta.
E a empresa cresceu
Com todas as conquistas, a empresa passou de pequeno para médio porte e saiu do leque de atendimento do SEBRAE/RS em 2016. “Sinto muita falta da entidade. Antes, tinha toda a ajuda e sabia exatamente para quem ligar quando surgia qualquer dúvida ou problema. Tenho a impressão que estou órfã”, lamenta a empresária.
Lidia ressalta que as vitórias da Biotecno são uma conquista de todos os funcionários. “Temos uma cultura de inovação muito forte, nossa equipe é pequena e todos abraçam a mesma causa. Além disso, com um quadro enxuto, é mais fácil ouvir os outros e nos aproximar de cada um”, observa.
A técnica do SEBRAE/RS em Santa Rosa, Thais Bulling, confirma a principal característica da empresa. “Eles sempre estiveram à frente na busca pela qualidade e inovação. O SEBRAE/RS apoiou nesse aspecto com cursos, consultorias e feiras”, observa ela, lembrando que todos os pequenos negócios podem encontrar na instituição alguma solução para os temas de gestão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.