Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Biotecno mostra como é possível crescer no setor de refrigeração médica

Empresa de Santa Rosa foi criada em 2001 e, com o apoio do SEBRAE/RS, atingiu crescimento suficiente para deixar de ser pequeno negócio

atualizado em: 26/07/17

Da Redação

COMPARTILHE

Santa Rosa – No começo, em 2001, era uma empresa que trabalhava com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde. Entretanto, a partir de 2009 mudou seu foco e passou a direcionar seus esforços para o desenvolvimento de câmaras para conservação de medicamentos, vacinas, hemoderivados e termolábeis em geral. Esse é o resumo da história da Biotecno – Refrigeração Médica, empreendimento com sede em Santa Rosa, exemplo de como um pequeno negócio direcionou as próprias convicções para crescer e melhorar.

Este ano, a Biotecno conquistou o Prêmio Nacional de Inovação, na modalidade média empresa (Foto: SEBRAE RS)

“A empresa foi criada pelo meu pai, Nerci Link, e trabalhávamos, basicamente com distribuição e manutenção de equipamentos de saúde, como cadeiras de rodas, macas, muletas e afins”, relata a gerente Administrativa da Biotecno, Lidia Link. Nesse período, os gestores se aproximaram do SEBRAE/RS e buscaram o conhecimento necessário para o crescimento do negócio. “Nós fizemos todos os cursos, consultorias e capacitações que pudemos. Foi aí que decidimos mudar o foco para a área de refrigeração e conservação”, revela.

Foram dois anos de muitas pesquisas, treinamentos e adequações da planta até que, em 2011 veio a certificação. “Em 2013, fomos os vencedores do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas). Três anos depois, ganhamos o PGQP e representamos o País na Cúpula de Empreendedorismo Mundial, nos Estados Unidos, e que contou com a presença do Barack Obama. Temos no nosso instinto a procura pela qualidade e inovação”, comenta Lidia.

A gerente da Biotecno conta que o maior destaque da empresa é o Sistema de Emergência para Falta de Energia Elétrica, que conserva as funções eletroeletrônicas, inclusive do compressor de frio, com autonomia variando de acordo com o modelo. “A ideia surgiu porque os hospitais precisavam de suportes para conservação de sangue e, nem sempre, tinham a infraestrutura necessária para isso. Hoje em dia ampliamos o nosso leque de produtos para também uma linha veterinária e agora temos câmaras com softwares que permitem controle remoto. Dessa forma, podemos, inclusive, fazer atendimento de suporte técnico online para todo o País”, salienta.

E a empresa cresceu

Com todas as conquistas, a empresa passou de pequeno para médio porte e saiu do leque de atendimento do SEBRAE/RS em 2016. “Sinto muita falta da entidade. Antes, tinha toda a ajuda e sabia exatamente para quem ligar quando surgia qualquer dúvida ou problema. Tenho a impressão que estou órfã”, lamenta a empresária.

Lidia ressalta que as vitórias da Biotecno são uma conquista de todos os funcionários. “Temos uma cultura de inovação muito forte, nossa equipe é pequena e todos abraçam a mesma causa. Além disso, com um quadro enxuto, é mais fácil ouvir os outros e nos aproximar de cada um”, observa.

A técnica do SEBRAE/RS em Santa Rosa, Thais Bulling, confirma a principal característica da empresa. “Eles sempre estiveram à frente na busca pela qualidade e inovação. O SEBRAE/RS apoiou nesse aspecto com cursos, consultorias e feiras”, observa ela, lembrando que todos os pequenos negócios podem encontrar na instituição alguma solução para os temas de gestão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Novembro de 2019

Sebrae RS e Sicredi assinam convênio para incentivar empreendedorismo

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:48

Sebrae RS terá estande coletivo de moda na feira Zero Grau, em Gramado

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: