
Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Capão da Canoa – Na tarde de sexta-feira (22), Capão da Canoa passou a contar com três novos serviços que irão colaborar no desenvolvimento municipal. A Casa da Cidadania (Rua Peri, 1766) foi palco do lançamento da Redesimples, inauguração da Sala do Empreendedor e instalação do escritório regional da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi uma ação da Prefeitura de Capão da Canoa em parceria com o SEBRAE RS.

Representantes da Prefeitura Municipal, do SEBRAE/RS e da Junta Comercial prestigiaram a solenidade (Foto: Luiz Moraes / Prefeitura de Capão da Canoa)
A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) estabelece as diretrizes e os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de pessoas jurídicas.
A Junta Comercial, por sua vez, fica responsável por atividades, como a abertura e o registro público de empresas, organização dos registros públicos, apresentação de Atos, análise de documentações, prestações de contas ao governo federal e mais uma série de atividades que envolvem o que é chamado de “casamento entre as empresas”.
O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que a instalação dos três serviços no município foi um marco histórico. “A nossa administração conseguiu um feito memorável, que, com certeza, será de muito valor para toda a população, pois será mais fácil empreender, gerando emprego e renda em uma época de crise”, analisa.
Presente na solenidade em Capão da Canoa, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, destacou que o futuro do Estado e do País passa pelo empreendedorismo, o que aumenta a responsabilidade de instituições como SEBRAE, e do poder público em criar um ambiente mais adequado para o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios. “O SEBRAE/RS fica muito feliz pela iniciativa e se coloca a disposição para o desenvolvimento constante de toda a região do Litoral Norte”, diz.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, exaltou a iniciativa (Foto: Luiz Moraes / Prefeitura de Capão da Canoa)
Para o Presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Kopschina, o trabalho integrado entre os serviços será de grande valia para a população. “Estamos em um momento de informatização dos sistemas, de agilidade e desburocratização, e a vinda da Junta Comercial, da Sala do Empreendedor e da instalação da Redesimples contribuem nesse movimento”, observa.
A Sala do Empreendedor de Capão da Canoa está localizado na Casa da Cidadania (Rua Peri, 1766 – Centro) e funciona em dias úteis, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Reportagem: Bernardo Zamperetti / Prefeitura de Capão da Canoa
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.