Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cai pela metade tempo para abertura de empresas em Porto Alegre

Desenvolvimento e implementação da novidade contaram com apoio e consultoria do Programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 20/12/22

Da Redação

COMPARTILHE

A prefeitura de Porto Alegre acaba de lançar um sistema automático que chega para encurtar o tempo de abertura de empresas na Capital. Por meio dele, é possível conferir na mesma hora se o endereço está disponível e se o mesmo é viável para o empreendimento. A implementação vai reduzir em pelo menos 50% o tempo de 23 horas para abertura de empresas de média e alta complexidade. A resposta por parte do município será instantânea.

A novidade é uma parceria entre a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Junta Comercial do Estado, Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e Sebrae RS, por meio do Cidade Empreendedora, que realizou centenas de horas de consultoria junto ao Município ao longo de 2022, seu primeiro ano de atuação.

“Estamos felizes em anunciarmos essa atualização que irá facilitar e agilizar ainda mais o processo para abrir uma empresa em Porto Alegre. Somos a primeira cidade do sul do país a termos essa abertura automática. Isso faz parte do compromisso do governo em ser amigo do empreendedor e desburocratizar sistemas”, afirma o secretário Vicente Perrone. 

Para Letícia Batistela, presidente da Procempa, este é o grande papel da tecnologia. “Além de desburocratizar serviços para o cidadão, facilitando o dia a dia da cidade, estamos liberando nossos servidores para uma atuação mais estratégica, permitindo que os recursos tecnológicos que temos à disposição realizem trabalhos que podem ser informatizados”, destaca. 

“Essa automatização permite sincronizar vários sistemas que não estavam integrados, reduzindo o tempo nas respostas de viabilidade de endereço e na emissão de alvarás para a formalização e licenciamento de empresas de médio risco”, diz Tangriane Forest Santos, gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana.  

O sistema automático cruza informações do Plano Diretor, da atividade empresarial pesquisada e sua classificação de risco. Desde o início do ano, mais de 87 mil consultas de viabilidade foram realizadas, incluindo baixo risco. A média de retorno era de 14 horas, já que as solicitações eram analisadas manualmente, levando cerca de 30 minutos para que a demanda entrasse no sistema. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: