
Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
É com sentimento de dever cumprido que o Programa Cidade Empreendedora inicia o mês de dezembro em Camaquã. Fruto de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, a iniciativa tem no sucesso da 1° Semana Global do Empreendedorismo um bom indicativo de que a missão de fortalecer a cadeia produtiva local e disseminar a cultura da inovação está sendo atingida com êxito.
Realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento conectou e promoveu o intercâmbio entre representantes de instituições, empreendedores e estudantes locais que, juntos, participaram de uma imersão em alguns dos conteúdos mais relevantes e atuais sobre empreendedorismo e inovação. Alguns destaques do evento ficaram por conta da participação do professor Jorge Audy, um dos fundadores do Tecnopuc, de Porto Alegre; do CEO da Startup DigiFarmz, Alexandre M. Chequim; do CEO da Startup Terra Mares, Victor Brian; dos consultores Sebrae Marcos e Alexandre Tonin, do professor Artur Gibbon (Regimp/Furg), da Gestora de Projetos do Sebrae RS, Cândida Busatto, e do comunicador Luciano Potter, que abordou o tema “Você está de mudança e talvez não saiba” em uma das palestra mais concorridas.
“O programa Cidade Empreendedora tem contribuído muito com ações voltadas a consolidar um ecossistema de inovação no município”, destaca o titular da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki. Segundo ele, o órgão tem buscado o diálogo e participação das instituições de ensino, entidades empresariais e demais instituições em grupos de trabalho no Eixo de Inovação, sendo uma das principais entregas deste trabalho a elaboração da Lei de Inovação, que servirá de estímulo ao surgimento de novas empresas considerando os benefícios e incentivos fiscais previstos na legislação.
Conforme o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, as ações do Eixo de Inovação do programa têm sido marcadas pela sinergia e colaboração entre os agentes locais que compõem o grupo de lideranças do município e região. Juntos eles participaram de uma série de encontros ao longo do segundo semestre do ano visando, entre outros temas, a formulação de Lei Municipal de Inovação e do Conselho Municipal da área, que terá papel fundamental para manter a pauta entre as prioridades da cidade. A expectativa é que ainda em 2021 o projeto de lei possa ser encaminhado para a Câmara de Vereadores junto com a Lei de Liberdade Econômica.

Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.