Mais buscados: mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Camaquã – Os municípios que compõem a região Centro Sul do Rio Grande do Sul vão ganhar uma ferramenta analítica que pode ser um diferencial no planejamento para o futuro. Trata-se do Diagnóstico Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Centro Sul, elaborado por uma equipe de trabalho especializada do SEBRAE/RS. Para isso, haverá um evento especial, gratuito, o Seminário de Desenvolvimento Regional, uma realização conjunta da Associação dos Municípios da Costa Doce, Corede Centro-Sul, SEBRAE/RS, prefeitura de Camaquã, Sindicato Rural, Sindilojas e ACIC do Município. A agenda será no dia 5 de novembro, a partir das 13h30, no Sindicato Rural de Camaquã (Rua Doutor João Ferreira, 850). É preciso fazer inscrições por meio do telefone (51) 3671-3967.
A entrega do Diagnóstico DET aos representantes dos municípios, prefeitos ou secretários de desenvolvimento, será feita pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Ele participará do painel sobre Desenvolvimento e Liderança, ao lado da prefeita de Cristal e presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, Fábia Richter, e do vice-presidente do Corede Centro Sul, Álvaro Werlang. Antes, às 12h, Fialho realiza palestra durante reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC). O tema é desenvolvimento e Empreendedorismo.
Segundo o gestor de projetos na gerência da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabrício Burkert, o viés econômico pelo qual foi elaborado o trabalho a ser apresentado justifica que o documento seja considerado como estratégico nas gestões municipais da abrangência do estudo. “Analiticamente, o Diagnóstico DET é uma fonte de informação muito valiosa. Identifica potencialidades e demonstra aos empreendedores locais, por exemplo, onde buscar oportunidades para investimentos”, resume Burkert.
O território chamado de Centro Sul é constituído pelos seguintes municípios: Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.
Pelo levantamento dos responsáveis pelo Diagnóstico, fica demonstrado no conteúdo que esta é uma região que apresenta um promissor ambiente empresarial. A partir disso, podem ser desenvolvidas ações de Desenvolvimento Econômico (DET), com as quais os pequenos negócios passarão a ter acesso facilitado e melhoria, como qualificação de gestão, acesso a mercado, orientações técnicas empresariais, capacitações, consultorias e assessorias. Pelo Censo do IBGE de 2014, esta região possui, aproximadamente, 161.423 habitantes, que representa 1,5% da população total do Rio Grande do Sul.
Entre os indicadores avaliados no trabalho (mostrados os dados por município e por região), estão, por exemplo, um conjunto de valores sobre o Valor Adicionado Fiscal e a Importância das Micro e Pequenas Empresas. Nesse segundo item, há o levantamento do número de empregos gerados total e a contribuição das MPEs, da representatividade da massa salarial das MPEs sobre a massa salarial total das empresas, a situação da implementação da Lei Geral e do potencial de uso do poder de compras pelas MPEs, o número de Microempreendedores Individuais e a quantidade de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
Programação
Data: 5 de novembro de 2015
Local: Sindicato Rural de Camaquã – Rua Doutor João Ferreira, 850
Confirmações pelo telefone (51) 3671-3967, com Cristina.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.