Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI SEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Campo Bom é a melhor cidade para empreender no RS

No Brasil, o município é o quarto colocado no ranking de facilitadores para novos negócios

atualizado em: 29/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

As iniciativas de Campo Bom para estimular o empreendedorismo ganharam projeção nacional e destaque no RS. Um dos integrantes do programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, o município já regulamentou e agora aplica a Lei de Liberdade Econômica que estabelece diretrizes para o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Com isso, 582 atividades econômicas consideradas de baixo risco estão dispensadas de alvará e licença prévia para funcionamento, o que estimula a abertura de empreendimentos em Campo Bom e coloca o município em primeiro lugar entre os facilitadores de novos negócios no Estado e na quarta colocação no País entre os que já regulamentaram a Lei da Liberdade Econômica.

 

Empenhado em tornar-se um polo de empreendedorismo, Campo Bom tratou de tomar providências e a consultora Patrícia Moraes explica que depois de sancionada a Lei de Liberdade Econômica Municipal, as tabelas atualizadas de grau de risco das atividades econômicas foram aprovadas pelo CGSIM (Comitê para a Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e agora serão juntadas à base nacional do sistema integrador. Cada secretaria de Campo Bom tem a relação das atividades de alto, médio e baixo risco e, assim, quando o usuário dá entrada no processo de abertura de empresa, já tem a informação da classificação de risco do seu negócio, imediatamente após realizar o registro na Junta Comercial. 

 

Desta forma, se a empresa for enquadrada em algum dos 582 itens de baixo risco da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) não necessitará de alvará e licença prévia para começar a funcionar. Com esse foco em desburocratização, houve um aumento no número de empresas instaladas no município que passou de 7.780 em 2020 para mais de 8 mil em abril de 2021, mesmo com os problemas provocados pela pandemia.

 

Sala de Ouro

 

Além disso, Campo Bom conta com uma Sala do Empreendedor que foi certificada com Selo Ouro pelo Sebrae RS pelos serviços que oferece. O coordenador do espaço, Antônio de Oliveira, relata que há muitos clientes migrando para Campo Bom atraídos por essas facilidades. “Eles elogiam a diferença de tratamento e a facilidade que encontram aqui para conversar com os servidores”, afirma. A Sala reúne os serviços de várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo, o que agiliza a vida de quem quer empreender.

 

“O que não conseguem resolver, falam direto com alguém da área e isso agiliza os processos”, diz. “Nós sempre procuramos evoluir”, destaca. Localizada no Centro Administrativo, a Sala do Empreendedor também já implantou o Sistema de Controle e Registro de Atendimento disponibilizado pelo Sebrae RS e os servidores, que também já passaram por uma reciclagem sobre o MEI, agora contam com a facilidade de registrar eletronicamente os atendimentos feitos diariamente às micro e pequenas empresas. O software tem funcionalidades que permitem uma melhor gestão dos serviços, como por exemplo, quantidade de atendimentos diários e mensais, tempo médio de cada caso, quantidade de atendimentos por atendente, além da possibilidade de gerar relatórios com os dados de cada um.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária