Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Canela capacita mais de 100 professores em Educação Empreendedora

atualizado em: 20/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

O primeiro semestre do ano se encerrou em Canela com a capacitação de 110 professores da rede municipal de ensino para a prática da Educação Empreendedora em sala de aula. Vários encontros foram realizados de forma presencial na Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto, entre elas: Oficina de Competências Socioemocionais, Educação Financeira, Projeto Legado, Projeto Inspiração e Culturas Locais e do Mundo. A iniciativa da Prefeitura acontece no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS.  

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, EJA e Escola Especial, Maria Idarlete Prado, as formações proporcionam ferramentas e recursos para o desenvolvimento dos alunos. “São estratégias que ajudam a refletir e agir de forma coerente, conscientizando e estimulando a aprendizagem e a resolução de problemas em seu cotidiano”, destaca. A coordenadora do Turno Integral, Fabiane Tramontin, completa dizendo que as oficinas também enfatizam a importância de incentivar o protagonismo dos estudantes. “Esta é uma tarefa essencial para o desenvolvimento pessoal”, acredita. 

As professoras Fabiane Schimitt e Derenice Zanottielli, da Escola Ernesto Dornelles, destacam o aprendizado da Oficina de Educação Financeira. Segundo elas, vários conhecimentos apresentados sobre economia colaborativa foram adotados em sala de aula, além das competências socioemocionais como empatia e afetividade. “Aproveitei temas como ética e cidadania, sonho e propósito, nas aulas de ensino religioso. Achei as dinâmicas fáceis de trabalhar e adaptar”, reforça Fabiane. 

Para a secretária municipal de Educação, Janete Oliveira da Silva Santos, as formações realizadas pelo Sebrae RS atingiram as expectativas traçadas para cada tema. “Os consultores mostraram comprometimento, conhecimento e habilidades para desenvolver reflexões  aos grupos, proporcionando e instigando nos professores o interesse de trabalhar o empreendedorismo com os alunos. Sabemos hoje que, ao trabalhar de forma diferenciada e diversificada na educação, podemos formar grandes empreendedores”, afirma Janete. 

Sobre o eixo Educação Empreendedora  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: