
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Buscando fortalecer cada vez mais o empreendedorismo e o ambiente de inovação, Canela ajusta os últimos detalhes para a inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), prevista para ocorrer nos primeiros meses de 2022. Localizado na Rua São Francisco, 199, no Centro, o espaço reunirá entidades e poder público visando o fortalecimento da economia do município.
“Desde 2019, Canela vem trabalhando para desenvolver o ambiente empreendedor. O Cidica é o terceiro eixo do nosso projeto Canela Cidade Empreendedora. Uma das nossas intenções é estabelecer uma nova matriz econômica para o município, focada em inovação e tecnologia. Durante a pandemia percebemos que não podemos ficar ancorados apenas no turismo. Precisamos fortalecer as matrizes econômicas já existentes e buscar outras também. E o Cidica é o ambiente projetado para atender esse objetivo”, explica o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.
Um dos espaços a serem instalados no Cidica é a Sala do Empreendedor, que funciona como um ambiente facilitador para atendimento aos empresários locais. Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização – um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Poder Público Municipal em parceria com o Sebrae RS, a Sala do Empreendedor oferece soluções para quem busca abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas.
“Trabalhamos para a Sala do Empreendedor ser a referência do empresário ou do futuro empresário nos municípios. O contribuinte deve ser apoiado, informado e incentivado a crescer. O conceito do espaço físico ou da sala digital leva em consideração que quem circula são os documentos, assim o empreendedor deixa de bater de porta em porta atrás de diversos alvarás e liberações. É menos burocracia e mais agilidade”, afirma a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado.
Uma das novidades que a Sala do Empreendedor irá oferecer, a partir do próximo ano, é a assessoria jurídica aos empreendedores locais por meio de uma parceria da Prefeitura com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além dela, o Cidica abrigará o Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Escola do Empreendedorismo, o Espaço de Negócios, a Incubadora de Empresas e um Observatório de Dados e Indicadores Econômicos, além do Procon, do Sine e da Junta Comercial. Também haverá uma arena, com capacidade para até cem pessoas, que poderá sediar palestras e eventos.
Outro projeto a ser implantado no Cidica é o espaço das startups, que funcionará para incubação de novos negócios no setor de tecnologia e inovação. Conforme antecipa o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, a prefeitura de Canela pretende firmar parceria, em janeiro, com a Unisinos, que oferecerá toda a sua expertise em desenvolver projetos de incubação tecnológica aos empreendedores escolhidos para manter suas atividades no local.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.