
Mais buscados: mEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Canoas é o primeiro município do Rio Grande do Sul a assinar o contrato de adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, junto ao Sebrae RS.
“Nos preocupamos muito em dar condições para que os empresários e todos cidadãos possam empreender e desenvolver a cidade como um todo. Quando conhecemos o Cidade Empreendedora, identificamos rapidamente muitas soluções que toda Prefeitura necessita. Tenho certeza de que esta parceria com o Sebrae RS colocará Canoas em outro patamar de desenvolvimento, facilitando a vida dos empresários e fortalecendo a cultura empreendedora do canoense”, destaca o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.
A vice-prefeita do município, Gisele Uequed, também destacou a importância do projeto como forma de impulsionar o empreendedorismo da região. Para ela, “o Cidade Empreendedora vem ao encontro da visão estratégica que temos para a cidade, desde a educação financeira e empreendedora de nossos jovens já na escola até a desburocratização dos processos legais. Temos certeza de será importantíssimo para o desenvolvimento de Canoas”.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional. “Vamos colaborar para que os entes públicos sejam mais produtivos e eficazes em suas ações junto às comunidades. O Cidade Empreendedora cria uma estratégia de atuação e sua implementação serve como uma importante ferramenta para o incentivo ao empreendedorismo local”, destaca o Godoy.
Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.
A força dos pequenos negócios
Os pequenos negócios têm uma importância fundamental no desenvolvimento econômico. Eles representam 98,3% das empresas do Estado, 32,6% do PIB e 48,6% dos empregos formais gerados, segundo dados da Receita Federal de 2019.
Já a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM RS) de 2018 mostra que os empreendedores representam 31,6% da população de 18 a 64 anos, correspondendo a mais de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A mesma pesquisa aponta as políticas governamentais e o apoio financeiro como um empecilho para seus negócios. Dessa forma, o Programa Cidade Empreendedora está fundamentado na atual necessidade dos empreendedores gaúchos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.