Mais buscados: Mei credito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
O Escritório do Empreendedor de Canoas está se tornando um ponto de referência para os empresários locais e para quem pretende abrir um negócio sem precisar enfrentar os obstáculos da burocracia. O serviço, que agora atende virtualmente em torno de 300 pessoas/dia, tem sido avaliado satisfatoriamente. A grande maioria dos usuários está contente por ter suas demandas resolvidas e, de acordo com a Pesquisa de Satisfação, esse índice de resolução chegou a 95,4% entre os entrevistados. Outro ponto que chama a atenção dos clientes é o conhecimento técnico da equipe e o tempo de atendimento, tanto que 66,2% consideraram o conhecimento “bom” e 70,3% responderam que o tempo de atendimento também foi “bom”.
Para alcançar esse nível de resolutividade, a equipe de 14 servidores recebeu treinamento e capacitação para otimização dos diferentes processos. A diretora do Escritório, Tatiane Sott, informa que foram realizados módulos sobre as secretarias da Fazenda, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Unidade de Fiscalização que também mantêm os serviços no local para agilizar o andamento das demandas dos empreendedores. E o resultado tem sido positivo, como comprova outro dado da pesquisa ao revelar que a maioria dos empresários, 60%, que procuram o local avaliam o Escritório de forma “simplificada”, referindo-se ao processo de formalização de empresas.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Simone Sabin, “o crescimento no índice de satisfação do cidadão/usuário de serviços públicos junto ao Escritório do Empreendedor e demais atividades da Secretaria, estão no reflexo das mudanças implantadas, e, adequações da Carta de Serviços para aproximar mais o governo municipal e o cidadão canoense em todas as fases dos serviços públicos ofertados, na sua formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, programas, projetos e/ou bens públicos, tornando a administração pública mais transparente e responsável.”
Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório do Empreendedor, na atualização da carta de Serviços entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas. Um processo de elaboração participativo, com os princípios de cidadania, baseado em pesquisas públicas, especificando e avaliando a responsabilidade e os compromissos o mais realista do ponto de vista da administração pública.
Além disso, o conhecimento técnico é acompanhado de muita cordialidade por parte da equipe e essa postura foi elogiada com “ótimo” por 27,7% e “bom” por 66,2%. Os usuários também gostam do ambiente e a organização do espaço físico que foram apontados como “ótimo” por 20% e “bom” por 67,7%. A Pesquisa de Satisfação integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, implantado em Canoas pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura.
A pesquisa quantitativa com base em questionário estruturado foi aplicada através de entrevistas telefônicas e os resultados agora divulgados também revelaram algumas sugestões dos clientes como disponibilidade de mais cursos e mais agilidade no atendimento. Para melhorar ainda mais a atuação do Escritório, entre outras ações, já está em andamento a consultoria para implantação do alvará online e a simplificação do processo nos atos e procedimentos relacionados aos registros, alterações e baixas de empresas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Dezembro de 2024Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.