Mais buscados: mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Carazinho – Um novo marco para o desenvolvimento econômico do município de Carazinho será alcançado nesta semana. É o lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES). O evento será realizado nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a partir das 19 horas, no escritório do Conselho Regional de Contabilidade, localizado na Av. Flores da Cunha 2455, conjunto 01, em Carazinho.
Em todo Estado, o SEBRAE e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIMPLES nos municípios. O objetivo é simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Em Carazinho, o lançamento oficial contará com a presença do prefeito Renato Süss, da secretária municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Luciana Basso, do secretário Geral da Junta Comercial, José Tadeu Jacoby, da gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Diane Sensolo, e do técnico de políticas públicas do SEBRAE/RS, Patric Strapazzon.
O processo de adesão do município ao sistema começou no ano passado. “A implantação de fato ocorreu em dezembro e acompanhamos a realização de ajustes para tornar a solução mais eficaz e rápida para os empreendedores”, relata o técnico do SEBRAE/RS. Para aperfeiçoar o processo, a equipe de Carazinho também visitou o município de Erechim, um dos primeiros a adotar a REDESIMPLES no Estado.
Para a secretária Luciana Basso, a adesão é um importante passo para a cidade. “O sistema dá mais celeridade ao processo de abertura de novos empreendimentos, estimula os empreendedores e oportuniza crescimento”, observa. A expectativa é de que o lançamento oficial ajude a despertar o interesse dos empresários da região. Além do evento realizado nesta semana, no dia 12 de fevereiro, a REDESIMPLES foi apresentada aos contadores do município.
Agora, todo processo de abertura da empresa será iniciado eletronicamente a partir do site da Junta Comercial www.jucergs.rs.gov.br. Lá o empreendedor vai acessar o sistema da REDESIMPLES e fazer um pedido de viabilidade. “Vamos verificar o grau de risco, o zoneamento e a necessidade de liberação da vigilância sanitária, da área ambiental e dos bombeiros”, descreve a secretária de Carazinho. “Em 48 horas, o empresário vai saber sobre a viabilidade de seu negócio e, em até cinco dias, vai ter a liberação do alvará provisório, para os casos de baixo risco”, informa.
A REDESIMPLES
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.