Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI CREDITO Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cartilha de compras irá qualificar e orientar fornecedores de Campo Bom

Documento elaborado em parceria com o Sebrae RS esclarece dúvidas e capacita empreendedores

atualizado em: 17/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedores de Campo Bom com potencial para se tornarem fornecedores da Prefeitura Municipal têm muito o que comemorar. Ao longo das próximas semanas o município colocará à disposição uma cartilha de compras elaborada em parceria com o Sebrae RS a qual irá impulsionar a competitividade da cadeia local. A produção e aprovação do documento marcam a etapa final das ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora da organização, o qual tem o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.

“Desde o inicio da administração, em 2017, orientamos os empresários para que fossem potenciais fornecedores do nosso município. Agora, com a parceria do Sebrae RS, conseguimos realizar essas capacitações e oficinas, com mais robustez e, assim, aumentar o volume. Esse movimento não só oferece mais espaço ao empreendedor, ele também qualifica o fornecedor, reduz a burocracia e amplia o alcance. Para nós, é muito importante que o empresário da cidade seja também o fornecedor da prefeitura, para que a renda circule dentro da cidade”, afirma o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

A cartilha de compras é um documento robusto que esclarece, orienta e incentiva empreendedores a participarem de licitações públicas. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.

‘‘Trata-se de um trabalho feito a quatro mãos e com grande engajamento’’, resume o consultor do Sebrae RS, Lourenço Mayer, referindo-se à sinergia entre a organização e a Prefeitura Municipal. Segundo ele, o conteúdo da cartilha dá subsídios para que empresas de pequeno porte se posicionem de forma competitiva, avaliando temas-chave, como  análise de risco, por exemplo.

A Diretora Geral Recursos Humanos, Compras, Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal de Campo Bom, Lilian Rodrigues, destaca que a administração tem um olhar especial para as empresas locais do município. Neste sentido, desenvolve ações de planejamento com o intuito de fomentar os serviços e fornecimentos da cadeia produtiva. ‘‘A cartilha proporcionará um maior conhecimento das compras públicas, orientará sobre a legislação relacionada às licitações, proporcionando expertise para que possam vender para o município. É uma ação fundamental para que os empresários possam perceber que não é difícil participar de processo licitatório e que está ao alcance das pequenas empresas, que possuem, inclusive, benefícios concedidos pelo tratamento diferenciado. O crescimento destas empresas reverte em benefícios para a comunidade’’, explica.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Dezembro de 2021

Parceria Sebrae RS e PUCRS favorece desenvolvimento de competências empreendedoras

SAIBA MAIS

 

07 de Dezembro de 2021

Plataforma green destaca Reserve4me no mercado de startups

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2021 11:30

Seminário Internacional ConheCer está com as inscrições abertas

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: