Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Pelo segundo ano consecutivo a Casa do Empreendedor de Bagé conquistou o Selo Diamante, certificação máxima concedida pelo Sebrae RS e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A distinção foi entregue no dia 19/10, durante evento na 31ª Mercopar, em Caxias do Sul, que reconheceu um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento aos empreendedores locais.
“Estamos consolidando uma nova relação entre o poder público e quem empreende, baseada no respeito e na confiança. Com isso, e com parceiros como o Sebrae RS, temos atingido importantes conquistas na atual gestão do Prefeito Divaldo Lara”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira.
O governo municipal, por meio da SDI, responsável pela coordenação da Casa do Empreendedor de Bagé, tem promovido um conjunto de ações voltadas à desburocratização do ambiente de negócios. Entre elas, o fim do processo de renovação de alvarás e licenças para atividades de médio e alto risco, que resultou em uma redução de cerca de 2.500 processos, que representam aproximadamente dois terços dos processos que tramitavam na Casa.
De acordo com o secretário, este novo círculo virtuoso incorporou ainda à Lei de Liberdade Econômica o Programa Tudo Fácil Empresas e a nova classificação de risco, própria do município – que posiciona Bagé entre as cidades líderes com o maior número de atividades econômicas classificadas como de baixo risco. “Isso tudo aliado a um ambiente digital que prima pelo acolhimento qualificado, presencial dos empreendedores, e um atendimento especializado aos MEI, possibilitou que Bagé atingisse novamente o selo Diamante”, reforça Pereira.
Sobre a certificação
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Hoje, existem 172 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas empresas gaúchas. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.