Lançamento da iniciativa será realizado nesta quarta-feira, dia 7, na Praça Dante Alighieri
Da Redação
Caxias do Sul – A exemplo de Porto Alegre, o município de Caxias do Sul também poderá contar com a Linha da Pequena Empresa – ônibus adaptado e equipado para atendimento móvel a empresários e futuros empreendedores. Nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, será realizado o lançamento da Linha da Pequena Empresa, a partir das 10h, na Praça Dante Alighieri. O evento integra as ações da Semana do Empreendedorismo.
A iniciativa é viabilizada pela parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDE), a Viação Santa Tereza (Visate) e o Sebrae/RS. “A partir de janeiro de 2013, o ônibus irá percorrer os bairros da cidade levando orientações sobre formalização e microcrédito, concessão de alvarás, capacitação em gestão empresarial, e outras informações importantes para ajudar no desenvolvimento das empresas”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Os primeiros 15 bairros a contarem com o atendimento da Linha da Pequena Empresa serão: Centro, Rio Branco, Santa Catarina, Cinquentenário, Cristo Redentor, Floresta I e II, Jardim América, Madureira, Lourdes, Panazzolo, Pio X, Sagrada Família, São Leopoldo, São Pelegrino e Universitário. O horário de funcionamento será das 9h às 18h. O ônibus permanece uma semana em cada bairro.
Durante a Semana do Empreendedorismo, o ônibus ficará na Praça Dante Alighieri e depois seguirá para Porto Alegre onde será realizada a finalização estrutural do veículo para o início das operações em janeiro.
Porto Alegre serve de exemplo
O projeto realizado na Capital gaúcha, desde abril de 2011, serviu de inspiração para Caxias do Sul. Os resultados significativos – em 2011 foram visitados 40 bairros, totalizando 4 mil atendimentos e 702 registros do Empreendedor Individual – motivaram as entidades caxienses e o Sebrae/RS a colocar em prática o mesmo modelo. “A ideia é ir onde o cliente está, levando informações de forma simples e sem burocracia. “Em Porto Alegre, o projeto está contribuindo para a formalização da economia e também queremos isso para Caxias do Sul, uma das cidades mais pujantes do Brasil”, acrescenta Vitor Koch.
Além disso, a Linha da Pequena Empresa já desatacou Porto Alegre em nível estadual. Este ano, o prefeito José Fortunati conquistou o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual.