Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

CeBIT apresenta uma vasta gama tecnológica

06/03/13

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, acompanha grupo de MPEs gaúchas no evento e destaca as novidades em TI e comunicação

Da Redação

(Foto: Cebit/Divulgação)

Hannover – A cidade alemã de Hannover está recebendo todas as atenções da comunidade científica internacional, com a realização da Feira CeBIT, a maior da área de tecnologia da informação e comunicação. A edição de 2013 do evento está tratando de temas importantes como a economia digital e suas conexões com a indústria tradicional, além de mostrar o que as novas tecnologias trazem para os consumidores.

O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, que lidera a missão integrada por dez micro e pequenas empresas gaúchas a feira, ressalta que “a Cebit é um evento sem igual, apresentando inovações em sua forma e em sua estrutura”. Segundo ele, “a feira enfoca uma vasta gama tecnológica, relacionada às áreas de tecnologia da informação, telecomunicações, eletrônica, conteúdos, e tudo o que nasça a partir da articulação e interconexão entre esses campos”.

A presença do grupo gaúcho em Hannover faz parte das ações do projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana, do SEBRAE/RS em parceria com a FIERGS. As dez MPEs gaúchas estão conhecendo as principais tendências do setor para os próximos anos, além de possíveis novos mercados e parcerias.

A programação em terras germânicas levou os empresários gaúchos a conhecerem a empresa Wincor Nixdorf, com sede na cidade de Paderborn, próxima a Hannover. Um das líderes europeias em soluções tecnológicas para bancos e para o varejo, a Wincor Nixdorf possui um orçamento anual de mais de 90 milhões de euros, destinados especificamente para a área de inovação

Outro local visitado foi o cluster de inovação InnoZent, que também fica em Paderborn. O cluster é uma rede com 64 membros entre empresas privadas, institutos de pesquisa e universidades, tendo gerenciado mais de 100 projetos de inovação nos últimos 5 anos. “Ficou muito claro para nós que o governo da Alemanha investe pesado nesta área, participando com recursos em 15 clusters como este espalhados pelo país”, destaca o presidente Vitor Augusto Koch.

O projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana conta com 30 empresas participantes. O objetivo é abrir novos mercados fora do Brasil e fomentar parcerias de empresas brasileiras com de outros países. Dentre das principais ações do projeto estão estudos e prospecção de mercados, capacitações e consultorias de planejamento internacional e missões internacionais.

As empresas que participam da CeBIT são: Proelo Software (Porto Alegre), Defenda (São Leopoldo), SBPA (São Leopoldo), Diponto (Porto Alegre), Learn 4 Fun (São Leopoldo), Kbase It Solutions (Esteio), TCA (Taquara), Done It (Porto Alegre), Lexsis (Porto Alegre) e TDS Software (Caxias do Sul).

 

Batatas e tomates em combate
Uma das empresas apoiadas pelo SEBRAE/RS para participar da CeBIT 2013 é a Learn4Fun, de São Leopoldo. O diretor do empreendimento, Felipe Frosi, está em Hannover na busca de parceiros para viabilizar ao aplicativo de seu primeiro game para plataforma iOS (iPhone e iPad), o “Potato Wars”, ser conhecido internacionalmente.

Segundo ele, a meta é fazer com que o game tenha seis milhões de downloads em todo o mundo. O “Potato Wars”, mostra uma guerra entre batatas e tomates e foi totalmente desenvolvido pelos cinco funcionários da empresa instalada no Tecnosinos, em São Leopoldo. Felipe destaca que a jogabilidade do “Potato Wars” é simples e intuitiva.

Nada simples é o caminho para fazer o aplicativo chegar ao mercado. O custo estimado do projeto apresentado na CeBIT é de R$ 200 mil. Como o download será gratuito, o retorno financeiro virá do impulso do usuário que buscará avançar de fase mais rapidamente e passará a comprar equipamentos ou recrutar parceiros mediante o pagamento em moeda real.

 

Feira de Energia Renováveis
Uma boa notícia para o Rio Grande do Sul registrada na CeBIT foi o anúncio, por parte da direção da Deustche Messe (empresa responsável pelas principais feiras alemãs), de que Porto Alegre irá sediar, de 27 a 29 de novembro, a RENEX South América, Feira Internacional de Energias Renováveis. O evento ocorrerá no Centro de Eventos da FIERGS.

A RENEX ocorre anualmente em Hannover (dentro da feira industrial) e na Turquia. Em sua primeira edição no Brasil, a feira promete trazer as mais recentes tecnologias voltadas para a área de energias renováveis e discutir sobre o aumento do uso de energia eólica, solar e fotovoltaica. Além disso, promete mostrar aos visitantes uma gama de soluções para processamento e queima de biomassa, biogás e biocombustíveis.

Integrante do conselho da Deutsche Messe AG, Andreas Gruchow ressalta que a realização da RENEX em Porto Alegre, amplia as atividades da instituição no Brasil. Para ele, “o potencial de uso da energia renovável na América do Sul é imenso. Com a RENEX, ofereceremos à indústria uma plataforma para apresentar as últimas tecnologias e soluções”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Agosto de 2018

Serra Gaúcha terá projeto para qualificar empresas de saúde

SAIBA MAIS

 

20 de Agosto de 2018

A máquina que serve medicamentos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 15:09

Sebrae RS realiza palestra on-line sobre investidor anjo

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 14:29

Carne gaúcha é um dos destaques do Salão do Empreendedor

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: