
Mais buscados: MeI Crédito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Liderança, gestão de pessoas, legislações do MEC, gestão democrática na educação, gestão financeira e captação de recursos. Estas são algumas das principais competências adquiridas por um grupo de 100 gestores de Escolas Públicas de Pelotas que receberam Certificação em Gestão Escolar. A formação é uma das entregas do eixo Equação do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal no âmbito do eixo Educação.
De acordo com a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Pelotas, Cristiane Quiumento, o município está investindo em uma visão de empreendedorismo de maneira social, buscando desenvolver os serviços oferecidos à comunidade que impactem positivamente, solucionando os problemas enfrentados pela sociedade. “A Educação Empreendedora tem se diferenciado da educação tradicional por estimular habilidades de adaptação a novas situações com proatividade.
Ela é percebida como um dos pilares educacionais deste século. A sua inserção como área de conhecimento na Educação Básica, permite o desenvolvimento de competências para a vida social, fazendo com que o sujeito seja autônomo, cooperativo, crítico e se reconheça como cidadão”, destaca. As certificações foram entregues no último dia 19/06, em encontro realizado no auditório do Pelotas Parque Tecnológico. O evento teve a presença da Secretária Municipal de Educação, Adriane Silveira; da Diretora de Educação, Cristiane Quiumento; e do Gerente Regional do Sebrae RS, Ciro Vives.
Na oportunidade, foi realizada ainda a palestra sobre “Inovação na Educação” com a diretora do colégio Lumiar e assessora pedagógica da Aldeia Lumiar, Soledad Gomes. A atividade teve como objetivo levar aos gestores a perspectiva de que é possível adaptar a realidade das escolas a uma educação mais inovadora e transformadora, trabalhar sob a ótica de projetos interdisciplinares, que contribuam com a formação integral do estudante.
Para a Analista de Educação do Sebrae RS, Bruna Costa da Silva, a formação subsidia o diretor quanto às atribuições do seu papel, podendo se reconhecer como líder na comunidade escolar. “Percebemos a rede que se formou entre escolas após a reunião das equipes diretivas proporcionada pela formação. Gerou acolhimento e contribuiu para o senso de pertencimento a um movimento de transformação na educação que hoje o município está vivenciando, especialmente pela inclusão de novos componentes curriculares que irão proporcionar ao estudante repertório para realizar escolhas mais conscientes”, avalia.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.