Mais buscados: Mei crEdito sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Mar Del Plata – As microcervejarias artesanais do Rio Grande do Sul continuam se destacando em festivais e competições, tanto no Brasil quanto no exterior. Na última edição da South Beer Cup, realizada em Mar Del Plata, na Argentina, nos dias 23 e 24 de maio, quatro empresas foram premiadas. Os empreendimentos integram o projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo SEBRAE/RS em operação desde o início do ano.
O evento, considerado a Libertadores da cerveja, ocorre alternadamente entre Argentina e Brasil. Nessa quinta edição, os brasileiros mais uma vez trouxeram para casa a maior parte das medalhas. Foram, ao todo, 73. Quatro gaúchas ganharam destaque: a Heilige, de Santa Cruz do Sul, foi eleita a cervejaria do ano, além de medalhas para a Babel e Tupiniquim, ambas de Porto Alegre, e Maniba, de Novo Hamburgo.
Conforme destaca a gestora do projeto pelo SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno, “é um grande reconhecimento pelo esforço que eles têm feito, pelo trabalho em produzir uma bebida de qualidade. É um ganho para eles, para o mercado e para os clientes”, ressalta. A iniciativa com os microcervejeiros iniciou as atividades no início de 2015 e já realizou diversas capacitações técnicas e de gestão. Atualmente, conta com 43 empresas participantes em todo o Estado.
A Tupiniquim, que levou o prêmio de cervejaria do ano na edição de 2014, comemorou as 14 medalhas conquistadas: 6 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. Criada há apenas dois anos, foi fundada por cinco sócios e está localizada no Polo Cervejeiro do Bairro Anchieta, em Porto Alegre. Um dos empreendedores a frente do negócio, André Dettiol, explica que cada um possui habilidade em determinada área, mas todos trabalham por um objetivo em comum. “Queremos um produto diferenciado e de qualidade. Pelo histórico do ano passado esperávamos algum reconhecimento este ano e ficamos muito felizes”, disse.
O empresário ressalta a importância do feedback concedido pelos juízes da premiação. “Esse retorno que eles nos dão é fundamental. Pegamos essa análise e trabalhamos para efetuar melhorias em nossos produtos”, conta. A Tupiniquim, apesar de relativamente nova, já projeta expansão. O espaço de 220 mil metros quadrados no bairro Anchieta será trocado por uma unidade maior. “Vamos inaugurar uma fábrica de 2 mil metros quadrados em Alvorada, no ano que vem. Com isso, passaremos dos atuais 60 mil litros produzidos por mês para 300 mil/mês em até dois anos”, revelou, comemorando, também, as sete medalhas de bronze concedidas no Australian International Beer Awards, cujo resultado foi divulgado no dia 21 de maio.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.