Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Chapada implementa a Lei Geral

atualizado em: 27/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município se destaca pela agilidade na abertura de negócios, em até cinco dias úteis

Da Redação

Município está localizado na região Planalto do RS (Foto: Divulgação)

Chapada – A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Chapada já está trazendo resultados ao município. A prefeitura aplica licitações exclusivas para micro e pequenas empresas e destina mais de 50% dos recursos de suas compras para empreendimentos de pequeno porte.

A conquista é fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE/RS. O técnico da Regional Planalto da entidade Patric Cunha Strapazzon destaca que “o tempo médio de abertura de empresas, no que tange às responsabilidades do município, fica entre um e cinco dias uteis”. Outro ponto a enfatizar é que a cidade unificou a entrada de dados e documentos para abertura, alteração e baixa de documentos de Microemprendedores Individuais e micro e pequenas empresas.

Chapada conta com dois agentes de desenvolvimento, o secretário da Indústria Comércio e Turismo, Ademir Antônio Renner, e o assessor de comunicação Dariano Agostino Guth. Ambos participaram de um curso avançado para agentes de desenvolvimento, promovido pelo SEBRAE/RS, no início de outubro, e retornaram com a preocupação de fazer ações planejadas e com ideias para aplicar na cidade. “Uma das propostas que estamos pensando em adotar é o Balcão do Empreendedor, com opções de acesso a crédito e serviços aos empresários”, antecipa Guth.

O município tem uma população de 9.632 habitantes. Sua força econômica está principalmente na agropecuária, com o cultivo de soja, milho e trigo e criação de gado leiteiro, além do comércio e serviços. Ao todo, são 522 empresas registradas, sendo 166 Microempreendedores Individuais, 300 microempresas, 52 empresas de pequeno porte e quatro empreendimentos de médio e grande porte, segundo dados da Receita Federal.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 210 cidades gaúchas, sendo 38 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano. Para outras informações sobre a Lei Geral, acesse a página de Políticas Públicas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: