Mais buscados: MEI CREDITO SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Pelotas – Em 115 km: turismo, esporte, educação, ecologia e negócios. Assim pode ser resumida uma ideia que deve se tornar realidade a partir de março de 2018. É a Via Ecológica Serra dos Tapes, uma forma diferente de promover economicamente a região serrana de parte da Zona Sul do Rio Grande do Sul. À frente do plano trabalham diversos empreendedores que, apoiados pelo SEBRAE/RS e seu Projeto Costa Doce Natureza, vão criar a primeira rota latinoamericana de cicloturismo com envolvimento ecológico do início ao fim.
A gestora do projeto na regional Sul do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, entende que este pode ser um roteiro inovador e de alto potencial para as micro e pequenas empresas envolvidas. “O cicloturismo no Brasil está crescendo e possui um perfil de praticantes interessante em busca de aventura, mas que valoriza serviços e produtos de qualidade”, comenta. O roteiro da Via Ecológica pode beneficiar diversos tipos de negócios, sobretudo os de pequeno porte, como pousadas, bares, restaurantes e agroindústrias familiares, explica Jussara.
E é exatamente o que pretendem os empreendedores que participam do planejamento dessa nova atração. Leandro Karam é um deles. Biólogo de formação, é experiente praticante de cicloturismo e mountain bike. Tornou-se Microempreendedor Individual (MEI) com o propósito de aplicar seu conhecimento de estradas e trilhas da região serrana do extremo Sul do Brasil para gerir um negócio na área. “Com a compreensão das prefeituras das cidades de Pelotas e de Morro Redondo, conseguimos também mobilizar empresários que estão no projeto, pois o traçado de 115 km é ideal para ser realizado em três dias, usufruindo (e necessitando) de serviços e produtos de apoio ao turista”, relata.
Participam, portanto, empreendimentos que comercializam ou vão comercializar a infraestrutura a ser trabalhada especificamente para a ideia. “Hospedagem, alimentação, segurança, mecânica básica e atendimento especializado devem ser a base de atração. Contudo, a questão ecológica se tornou um diferencial porque está no perfil da região. Há inúmeras agroindústrias que já possuem em suas atividades conhecimento com a ‘pegada’ ecológica”, conta Karam. Um exemplo de como pode funcionar o envolvimento desses negócios é oferecer a possibilidade de colheita de frutas, ensinar sobre produção orgânica, sensibilizar o público para o respeito ao meio ambiente, etc.
O marco zero do roteiro deverá ser o local conhecido como Trevo das Cascatas. Com a sinalização bem marcada, pontos de apoio, divulgação nacional e capacitação das empresas envolvidas, a expectativa é alta. “Nos últimos anos, promovi eventos de sucesso em cicloturismo que concentravam muita gente, mas por pouco tempo. Também aprendi que há uma parcela grande de pessoas que preferem fazer o passeio no seu próprio tempo, com suas paradas e explorações para fotografia, para descanso, etc.”, explica o empreendedor.
Segundo ele, há informações de um relatório da Federação Europeia de Ciclismo, dando conta de que o segmento movimentou 44 bilhões de euros no continente apenas no ano de 2012 e, em 2014, empregou 524 mil pessoas – número maior que o de empregos produzidos pelo varejo, que aparece em segundo lugar com 80 mil postos de trabalho. No Brasil, ainda não existem dados oficiais sobre a atividade, mas segundo Eliana Garcia, diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil, a procura por essa modalidade tem aumentado.
Já estão confirmados como integrantes da Via Ecológica as empresas Casa Grupelli, Café Paiol, Hotel Fiss, Restaurante Cascata Colonial, Família Jung e Pedal Curticeira. Entre os benefícios para os turistas, há a ideia de criar um passaporte que identifique as passagens nos locais do roteiro e, depois, presenteie os participantes com brindes e descontos nos serviços e produtos. “Estamos seguindo o planejamento e, até fevereiro de 2018, o site deve estar pronto, assim como as placas e orientações físicas no traçado”, finaliza Karam.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Dezembro de 2024Encadeamento Produtivo: avicultor de Barra do Rio Azul realiza cursos para aperfeiçoar seu negócio
SAIBA MAIS06 de Dezembro de 2024
Liderar e inspirar: Sebrae realiza curso com Poder Público do município de Lagoa Vermelha
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.