Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios, chegou à marca de 25 municípios gaúchos. Isso quer dizer que todas essas cidades já estão acelerando e fortalecendo o desenvolvimento do empreendedorismo local e transformando a realidade dos seus cidadãos. Para se ter uma ideia, a média de empregos gerados por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nos municípios com o Cidade Empreendedora é de 69%, segundo o levantamento do Rais (2018).
“Esses municípios estão recebendo um programa que tem um potencial muito grande de transformação local, impulsionando o desenvolvimento econômico por todos os eixos que ele contempla. Acreditamos muito no potencial do Cidade Empreendedora como agente de fomento do empreendedorismo. Por isso, queremos chegar a 41 municípios até o fim do ano”, revela a Gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros.
Uma dessas possibilidades está voltada para os municípios com até 20 mil habitantes. Chamado de Na Medida, o programa integra o Cidade Empreendedora e, também, oferece soluções diferenciadas que contribuem para o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. Nessas cidades, as micro e pequenas empresas MPEs são responsáveis por 88% dos empregos gerados, chegando a 92% em cidades com até 5 mil habitantes, de acordo com dados do Rais (2018), o que mostra o importante potencial para a criação de oportunidades.
“Vislumbramos no Cidade Empreendedora uma das grandes alternativas de otimizarmos essas questões (burocracia, morosidade, ineficiências) e darmos aos nossos empreendedores, e aos nossos empresários, maior acesso à informações e tecnologia, além de auxiliá-los da melhor maneira possível. Estamos com um sistema onde os processos, que demoravam 60 dias, agora são virtuais e transitam por diversos setores, sendo 70% deles resolvidos no mesmo dia. Estamos muito satisfeitos e felizes por estarmos ajudando a geração de emprego e renda para a nossa comunidade”, relata o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra.
O Na Medida possui quatro eixos prioritários com ações estratégicas para promover a geração de empregos, renda e novos negócios: Liderança, Compras Governamentais, Desburocratização e Educação Empreendedora, e as ações são desenvolvidas por meio de consultorias, oficinas, cursos e palestras em formato híbrido, com interações presenciais e online. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ ou entre em contato com o Sebrae RS da sua região.
Sobre o Cidade Empreendedora
O programa potencializa e institucionaliza alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de promover a implantação de políticas de desenvolvimento por meio dos eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.
Ao aderir um dos planos do Programa também há possibilidade de personalizar, deixando-o ainda mais voltado para a realidade e a necessidade do município, são eixos complementares: Valorização das Empresas Locais, Plano de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Programa Municipal de Microcrédito, Inovação e Inspeção Municipal (SIM, SUSAF e SISBI).
Confira a lista de municípios
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.