Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora já é realidade em 25 municípios gaúchos

Programa desenvolvido pelo Sebrae RS leva empreendedorismo aos municípios

atualizado em: 13/07/21

Da Redação

COMPARTILHE

O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios, chegou à marca de 25 municípios gaúchos. Isso quer dizer que todas essas cidades já estão acelerando e fortalecendo o desenvolvimento do empreendedorismo local e transformando a realidade dos seus cidadãos. Para se ter uma ideia, a média de empregos gerados por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nos municípios com o Cidade Empreendedora é de 69%, segundo o levantamento do Rais (2018).

Cidade Empreendedora já é realidade em 25 municípios gaúchos 1

Desenvolvido pelo Sebrae RS, Cidade Empreendedora leva empreendedorismo aos municípios gaúchos

“Esses municípios estão recebendo um programa que tem um potencial muito grande de transformação local, impulsionando o desenvolvimento econômico por todos os eixos que ele contempla. Acreditamos muito no potencial do Cidade Empreendedora como agente de fomento do empreendedorismo. Por isso, queremos chegar a 41 municípios até o fim do ano”, revela a Gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros.

 

Uma dessas possibilidades está voltada para os municípios com até 20 mil habitantes. Chamado de Na Medida, o programa integra o Cidade Empreendedora e, também, oferece soluções diferenciadas que contribuem para o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. Nessas cidades, as micro e pequenas empresas MPEs são responsáveis por 88% dos empregos gerados, chegando a 92% em cidades com até 5 mil habitantes, de acordo com dados do Rais (2018), o que mostra o importante potencial para a criação de oportunidades. 

 

“Vislumbramos no Cidade Empreendedora uma das grandes alternativas de otimizarmos essas questões (burocracia, morosidade, ineficiências) e darmos aos nossos empreendedores, e aos nossos empresários, maior acesso à informações e tecnologia, além de auxiliá-los da melhor maneira possível. Estamos com um sistema onde os processos, que demoravam 60 dias, agora são virtuais e transitam por diversos setores, sendo 70% deles resolvidos no mesmo dia. Estamos muito satisfeitos e felizes por estarmos ajudando a geração de emprego e renda para a nossa comunidade”, relata o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra.

 

O Na Medida possui quatro eixos prioritários com ações estratégicas para promover a geração de empregos, renda e novos negócios: Liderança, Compras Governamentais, Desburocratização e Educação Empreendedora, e as ações são desenvolvidas por meio de consultorias, oficinas, cursos e palestras em formato híbrido, com interações presenciais e online. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ ou entre em contato com o Sebrae RS da sua região.

Cidade Empreendedora já é realidade em 25 municípios gaúchos

Sobre o Cidade Empreendedora

O programa potencializa e institucionaliza alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de promover a implantação de políticas de desenvolvimento por meio dos eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio. 

 

Ao aderir um dos planos do Programa também há possibilidade de personalizar, deixando-o ainda mais voltado para a realidade e a necessidade do município, são eixos complementares: Valorização das Empresas Locais,  Plano de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Programa Municipal de Microcrédito, Inovação e Inspeção Municipal (SIM, SUSAF e SISBI).

 

Confira a lista de municípios

  1. Gramado 
  2. Cachoeirinha
  3. Camaquã
  4. Campo Bom
  5. Canoas 
  6. Esteio
  7. Frederico Westphalen
  8. Panambi
  9. Santo  Ângelo
  10. São José do Norte
  11. Tapejara
  12. Uruguaiana
  13. Venâncio Aires
  14. General Câmara
  15. Alegrete
  16. Sapiranga
  17. Estância Velha
  18. Rio Grande
  19. Paraí
  20. Restinga Seca 
  21. Flores da Cunha
  22. Canela 
  23. Antônio Prado
  24. Tupanciretã
  25. Nova Santa Rita
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

30 de Julho de 2021

Sebrae RS valoriza potencial de professores através do Programa Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2021

Canela inicia agosto com cronograma para qualificação de servidores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária