Mais buscados: mei CRÉDITO sei BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS com o foco na melhoria do ambiente de negócios, chegou à marca de 25 municípios gaúchos. Isso quer dizer que todas essas cidades já estão acelerando e fortalecendo o desenvolvimento do empreendedorismo local e transformando a realidade dos seus cidadãos. Para se ter uma ideia, a média de empregos gerados por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nos municípios com o Cidade Empreendedora é de 69%, segundo o levantamento do Rais (2018).
“Esses municípios estão recebendo um programa que tem um potencial muito grande de transformação local, impulsionando o desenvolvimento econômico por todos os eixos que ele contempla. Acreditamos muito no potencial do Cidade Empreendedora como agente de fomento do empreendedorismo. Por isso, queremos chegar a 41 municípios até o fim do ano”, revela a Gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaina Zago de Medeiros.
Uma dessas possibilidades está voltada para os municípios com até 20 mil habitantes. Chamado de Na Medida, o programa integra o Cidade Empreendedora e, também, oferece soluções diferenciadas que contribuem para o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo. Nessas cidades, as micro e pequenas empresas MPEs são responsáveis por 88% dos empregos gerados, chegando a 92% em cidades com até 5 mil habitantes, de acordo com dados do Rais (2018), o que mostra o importante potencial para a criação de oportunidades.
“Vislumbramos no Cidade Empreendedora uma das grandes alternativas de otimizarmos essas questões (burocracia, morosidade, ineficiências) e darmos aos nossos empreendedores, e aos nossos empresários, maior acesso à informações e tecnologia, além de auxiliá-los da melhor maneira possível. Estamos com um sistema onde os processos, que demoravam 60 dias, agora são virtuais e transitam por diversos setores, sendo 70% deles resolvidos no mesmo dia. Estamos muito satisfeitos e felizes por estarmos ajudando a geração de emprego e renda para a nossa comunidade”, relata o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra.
O Na Medida possui quatro eixos prioritários com ações estratégicas para promover a geração de empregos, renda e novos negócios: Liderança, Compras Governamentais, Desburocratização e Educação Empreendedora, e as ações são desenvolvidas por meio de consultorias, oficinas, cursos e palestras em formato híbrido, com interações presenciais e online. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ ou entre em contato com o Sebrae RS da sua região.
Sobre o Cidade Empreendedora
O programa potencializa e institucionaliza alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de promover a implantação de políticas de desenvolvimento por meio dos eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.
Ao aderir um dos planos do Programa também há possibilidade de personalizar, deixando-o ainda mais voltado para a realidade e a necessidade do município, são eixos complementares: Valorização das Empresas Locais, Plano de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Programa Municipal de Microcrédito, Inovação e Inspeção Municipal (SIM, SUSAF e SISBI).
Confira a lista de municípios
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.