Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI crédito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cidade Empreendedora já é realidade em Venâncio Aires

Iniciativas para integrar fornecedores e empreendedores locais estão entre as ações do programa

atualizado em: 09/10/20

Da Redação

COMPARTILHE

O Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos, já é uma realidade em Venâncio Aires. O programa foi lançado em junho deste ano e uma das ações é a redução da burocracia através da implementação da Redesimples, que conecta, entre outros órgãos, o meio ambiente e a vigilância sanitária, agilizando os processos para as empresas. Outra ação que já está sendo realizada é a integração entre compras e licitação com a Sala do Empreendedor para identificar potenciais fornecedores locais aumentando a participação das micro e pequenas empresas (MPE`s) locais nas compras públicas. Para isso, foi elaborada uma pesquisa com as empresas e fornecedores para melhorar os processos e aumentar o volume de compras de empreendedores do município.

Desenvolver um ecossistema de inovação também está ajudando o município a olhar não apenas para como inovar, mas como essas inovações irão melhorar o bem-estar social de todos os envolvidos. Já foram realizados quatro dos oito encontros previstos até o fim do ano, quando será entregue todo o mapeamento ao município. “A capacitação tem sido fundamental para ampliar o debate quanto às ações de inovação que envolvam não apenas a prefeitura, mas as universidades, o setor empresarial e a sociedade civil. Já foi possível alinhar setores e ações que são estratégicas para o município. Por exemplo, ficou claro a importância de iniciativas para fortalecer e diversificar a agricultura familiar a partir de propostas que agreguem valor aos seus produtos, além de meios para incentivar a manutenção da sucessão familiar a partir da melhoria da qualidade de vida no campo”, destaca o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Alexandre Schmitt.

Além disso, nos dias 03 e 05 de novembro iniciarão as atividades dentro do eixo de Educação Empreendedora com o workshop Professor Empreendedor. Em novembro, acontecerão as capacitações previstas pelo eixo de Valorização das Empresas. O Cidade Empreendedora em Venâncio Aires apoia-se em quatro grandes pilares: fomentar, atrair, qualificar e inovar. Assim, o Programa Cidade Empreendedora vai transitar em todos estes pilares, por meio das ações contratadas pelo município. Até o fim do ano e ao longo de 2021, serão trabalhados os seguintes eixos: Liderança, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Valorização das Empresas Locais, Inovação e Desburocratização.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita do Sebrae RS no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: