Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Com apoio do Sebrae RS, Viamão consolida ações para fortalecimento do turismo

No final de junho, Município lançou seu Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e aprovou criação de uma Secretaria dedicada ao fomento do setor

atualizado em: 07/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

Maior cidade da Região Metropolitana, com cerca de 1.500 quilômetros quadrados, Viamão se destaca também pelos seus 280 anos de história, riqueza cultural e pelo imenso potencial turístico. Desde 2021, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, o Município tem avançado no desenvolvimento do eixo Turismo e já começa a colher os frutos do trabalho. Entre eles, destaca-se a finalização do Plano Municipal de Turismo, o lançamento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o anúncio da criação de uma Secretaria Municipal de Turismo, que ficará dedicada ao fomento e desenvolvimento do setor. Esses dois últimos, concretizados no final de junho.

“Com a ajuda do Programa, conseguimos fincar o pé no radar do turismo, a partir da construção de um ecossistema envolvendo empreendedores, entidades e comunidade”, afirma Túlio Luís Barbosa de Souza, coordenador do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento (GID). Entre as várias atividades realizadas em parceria com o Sebrae RS, como oficinas de boas práticas e atendimento ao turista, qualificações e consultorias a empreendimentos da cidade, ele destaca a recente missão técnica que aconteceu em maio no evento Connection Experience, na Serra Gaúcha. A missão foi acompanhada pela gestora de Turismo do Sebrae RS Regional Metropolitana, Lissandra Monza, e contou com a participação de dez empreendedores locais.

De acordo com Souza, essa iniciativa foi muito relevante, pois os empresários puderam conhecer como funciona o processo de certificação de produtos por região, assistir a palestras técnicas e também acompanhar um roteiro na cidade de Nova Petrópolis, com visitas a empreendedores e produtores locais que são referência na área do turismo. “O desafio era enxergar não somente o próprio negócio, mas sim trazer novas inspirações para a cidade, contribuindo para uma política de desenvolvimento turístico”, afirma.

Participação no PIB

Souza aponta que Viamão está alinhada com o Governo do Estado no desafio de elevar de 4% para 8% a participação do turismo no PIB gaúcho. Para isso, o Município está investindo em diversas frentes. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, estão sendo investidos cerca de R$ 14 milhões no Parque Saint Hilaire. “As obras estão a pleno vapor. Vamos construir um grande espaço de eventos na Região Metropolitana, em mais de mil hectares do parque, que tem 80% de sua área dentro de Viamão”, anuncia.

Ele comenta ainda que o asfaltamento da RS-118 até a zona sul de Porto Alegre vai ligar o Parque Estadual de Itapuã a Viamão, abrindo muitas oportunidades de investimentos em turismo e aquecendo o mercado imobiliário. “E no dia 14 de junho vencemos nossa primeira Parceria Público-Privada para a revitalização do Lago Tarumã, onde será desenvolvida toda uma infraestrutura com atrações turísticas, gastronomia, pedalinho, espaço kids, entre outras atrações. Vai ser um espaço novo com muitos atrativos turísticos”, conclui.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: