Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Após mais de um mês fechado, o comércio de Porto Alegre começa a reabrir aos poucos. A medida segue o Decreto 20.564, publicado em edição extra do Diário Oficial na noite de sábado, que permite a retomada das atividades a partir de terça-feira, 5 de maio. A medida trouxe especificidades às novas normas para o funcionamento do comércio e dos serviços: os estabelecimentos terão de seguir regras de higiene, fornecendo máscaras aos colaboradores, e restringindo a circulação de pessoas para evitar a propagação do coronavírus.
“Estamos de volta”, diz o post no Instagram do Restaurante Fuê, que fica na Rua dos Andradas – Centro de Porto Alegre. O local ficou fechado por mais de 45 dias e começou o processo para a retomada das atividades, mas apenas com os serviços de delivery e take-away (retirada na porta). “A retomada está sendo bem lenta. Nesse primeiro dia, fizemos apenas quatro entregas, isso que entregamos gratuitamente. Não houve um planejamento prévio para a reabertura, investimos na divulgação pelas redes sociais, para que as pessoas saibam que estamos funcionando novamente, e retiramos os pedido por telefone, whatsapp ou como o cliente preferir fazer contato”, explica Heraldo Fuê, proprietário do restaurante.
O Fuê está tomando todos os cuidados. Distribuiu cinco máscaras laváveis aos funcionários, que, antes de começarem as atividades, lavam as mãos com sabão anti-bactericida. A louça toda é polida com álcool 70%, após serem usadas. “Já fazíamos isso, só retomamos a nossa rotina de higiene”, comenta o empresário.
O número de empresas impactadas por conta da pandemia ultrapassa 70% nesta última semana, segundo os dados mais recentes da pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise. Segundo o gerente do Sebrae RS na região metropolitana, Paulo Cesar Bruscato, abrir o comércio tende a trazer benefícios econômicos, no entanto, o empreendedor não pode colocar todas as expectativas da retomada dos negócios na reabertura do comércio, pois o comportamento de consumo se modificou abruptamente.
“É preciso avançar na revisão dos modelos de negócio. Conter despesas, alongar o fluxo de caixa e apostar em um novo formato de relação com os clientes são algumas dicas. Inovar deve ser a palavra de ordem no cotidiano do empreendedor. Em outras palavras, é necessário reinventar o jeito de se relacionar com os clientes e ir ao encontro dos mercados, sendo digital e ou presencialmente, respeitando obviamente os decretos vigentes. Acontece que os empresários estão muito pressionados e às vezes essa ficha não cai”, destaca o gerente.
Para isso, o Sebrae RS tem uma rede de atendimento 100% remota e pode ser acessada por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e também no sebraers.com.br, via chat, das 9h às 18h. Além disso, na página sebraeaoseulado.com.br, o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.