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Da Redação
Erechim – O potencial e as peculiaridades do e-commerce foram abordados no Seminário de Comércio Eletrônico de que ocorreu neste domingo, 8 de novembro, no Salão do Empreendedor, na Frinape, em Erechim. Segundo a diretora executiva do E-commerce Brasil, Vivianne Vilela, a modalidade cresceu 7.509% entre 2001 e 2015 enquanto o varejo físico se manteve estável. “Mas isso não quer dizer que esta forma de venda seja milagrosa. Ao contrário, exige muito planejamento, organização e trabalho. Para quem quer migrar para o comércio eletrônico, sugiro manter a mesma dedicação que possui com a loja física”.
Vivianne também trouxe alguns números do e-commerce em nível nacional: 25% das lojas on-line estão na região Sul do Brasil e 34% das compras virtuais são feitas por gaúchos. “Isso mostra o potencial que o Rio Grande do Sul tem para o comércio eletrônico, seja através de site, redes sociais e até mesmo whatsapp”, acrescentou.
Outro palestrante do dia, Rodrigo Maruxo destacou a necessidade de buscar conhecimento antes de investir na modalidade. Conforme o especialista em marketing, logística e comércio eletrônico, não existe mais espaço para o amadorismo. “É uma empresa como outra qualquer e necessita de muito cuidado. Montar uma estratégia de marketing, por exemplo, é fundamental. Inclusive, uma das principais causas do fracasso dos empresários neste formado de venda é a falta de planejamento”, ressaltou.
O gerente de Produtos da Millennium Network, Samuel Gonsales, trouxe informações sobre logística e preço. “A formação de preço de uma venda eletrônica é diferente de uma loja física e tem toda a questão da logística que precisa ser muito bem planejada para não virar uma dor de cabeça para o empreendedor”.
E um aspecto todos os palestrantes do evento foram unânimes. O comércio eletrônico tem que ser visto com um complemento da loja física. “Há empresas que fecharam os pontos fixos e migram 100% para o comércio eletrônico e deram certo, assim como há negócios que nasceram apenas virtual e passaram a ter pontos físicos. Porém, o mais recomendável para quem quer entrar neste mundo é mesclar as duas formar de venda. O consumidor é multicanal. Ele gosta de ter a experiência de ver, tocar, vestir o produto, mas também aprecia a comodidade que a compra eletrônica traz”, afirma Vivianne Vilela.
Salão do Empreendedor
Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:
O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.
Confira as fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.
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