Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Comércio eletrônico é alternativa para aumentar as vendas

08/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Embora a modalidade tenha crescido exponencialmente nos últimos 14 anos, especialistas reforçam a necessidade de planejamento e organização

Da Redação

Vivianne Vilela foi uma das palestrantes do Seminário de Comércio Eletrônico (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – O potencial e as peculiaridades do e-commerce foram abordados no Seminário de Comércio Eletrônico de  que ocorreu neste domingo, 8 de novembro, no Salão do Empreendedor, na Frinape, em Erechim. Segundo a diretora executiva do E-commerce Brasil, Vivianne Vilela, a modalidade cresceu 7.509% entre 2001 e 2015 enquanto o varejo físico se manteve estável. “Mas isso não quer dizer que esta forma de venda seja milagrosa. Ao contrário, exige muito planejamento, organização e trabalho. Para quem quer migrar para o comércio eletrônico, sugiro manter a mesma dedicação que possui com a loja física”.

Vivianne também trouxe alguns números do e-commerce em nível nacional: 25% das lojas on-line estão na região Sul do Brasil e 34% das compras virtuais são feitas por gaúchos. “Isso mostra o potencial que o Rio Grande do Sul tem para o comércio eletrônico, seja através de site, redes sociais e até mesmo whatsapp”, acrescentou.

Rodrigo Maruxo destacou a necessidade de buscar conhecimento (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)Outro palestrante do dia, Rodrigo Maruxo destacou a necessidade de buscar conhecimento antes de investir na modalidade. Conforme o especialista em marketing, logística e comércio eletrônico, não existe mais espaço para o amadorismo. “É uma empresa como outra qualquer e necessita de muito cuidado. Montar uma estratégia de marketing, por exemplo, é fundamental. Inclusive, uma das principais causas do fracasso dos empresários neste formado de venda é a falta de planejamento”, ressaltou.

O gerente de Produtos da Millennium Network, Samuel Gonsales, trouxe informações sobre logística e preço. “A formação de preço de uma venda eletrônica é diferente de uma loja física e tem toda a questão da logística que precisa ser muito bem planejada para não virar uma dor de cabeça para o empreendedor”.

E um aspecto todos os palestrantes do evento foram unânimes. O comércio eletrônico tem que ser visto com um complemento da loja física. “Há empresas que fecharam os pontos fixos e migram 100% para o comércio eletrônico e deram certo, assim como há negócios que nasceram apenas virtual e passaram a ter pontos físicos. Porém, o mais recomendável para quem quer entrar neste mundo é mesclar as duas formar de venda. O consumidor é multicanal. Ele gosta de ter a experiência de ver, tocar, vestir o produto, mas também aprecia a comodidade que a compra eletrônica traz”, afirma Vivianne Vilela.

Salão do Empreendedor

Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira as fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2018

Estande Coletivo do RS vende quase R$ 2,5 milhões na estreia da Francal

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2018

O primeiro emprego é nas MPEs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: