Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Comida com sabor de tecnologia

atualizado em: 10/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Já imaginou adicionar ao tradicional churrasco de domingo um belo pedaço de proteína vegetal? Em terras gaúchas, essa ideia pode soar estranha. Mas muita gente já incorporou o hambúrguer de plantas aos hábitos alimentares. Este é só um dos exemplos de uma tendência que cresce na esteira das foodtechs, startups que estão revolucionando padrões de consumo com o uso de ferramentas como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA).   

As tecnologias empregadas pelas foodtechs são diversas e inovadoras. A impressão 3D de alimentos, por exemplo, está emergindo como uma maneira de criar alimentos visualmente impressionantes e altamente personalizados. Além disso, a IA está modificando a cadeia de suprimentos alimentares, otimizando a logística e reduzindo o desperdício. 

Essas empresas desempenham um papel crucial no setor da alimentação e estão transformando a maneira como produzimos, distribuímos e consumimos alimentos. O fenômeno faz surgir uma nova economia, com infinitas possibilidades e muitas oportunidades de negócios. Para entender como essas inovações impactam o presente e o futuro da indústria de alimentos e bebidas no Rio Grande do Sul, o Sebrae RS promove o 1º Foodtech Summit, que acontece em Lajeado no próximo dia 17 de agosto.  

Será um momento para conectar todos os elos da cadeia, desde o agronegócio até as indústrias de alimentos, as agroindústrias, o varejo, os supermercados e os bares e restaurantes. Escolhemos o Vale do Taquari pelo ambiente propício e por suas características promissoras ao desenvolvimento dessa nova economia.  

Também conhecida como Vale dos Alimentos, a região oferece um cenário fértil para impulsionar projetos articulados com lideranças do Arranjo Produtivo Local (APL), prefeitura, universidade, centros de pesquisas, grandes, médias e pequenas empresas em parceria com a equipe do Sebrae RS. Recentemente, iniciamos o projeto Ecostrator Foodtech na região. Então, estamos no momento e local ideais para dialogar sobre o assunto. 

No palco do debate estarão os principais conceitos vinculados ao tema, especialistas renomados, foodtechs gaúchas e destaques mundiais. Entre elas, a porto-alegrense Cellva, pioneira no Brasil no desenvolvimento e produção de gordura de porco por meio da cultura de células. Vamos reunir empreendedores, parceiros e todas as partes interessadas em embarcar nessa nova economia que está redesenhando o futuro da alimentação.  

Se você quer descobrir quais são as tendências que vão ditar os rumos do setor alimentício e conectar-se aos principais players da inovação neste segmento, seu lugar é no 1º Foodtech Summit. Um ambiente com muita informação, troca de conhecimento e, claro, experiências gastronômicas unindo comida e tecnologia.

*Roger Scherer Klafke, especialista em Alimentos & Bebidas do Sebrae RS 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: