Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito sei BOAS Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

ConexAção tem lives sobre o uso de tecnologias para educadores

A série conduzida pela professora Maidi Dalri é aberta e gratuita e conta com apoio do Sebrae RS

atualizado em: 25/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Os recursos digitais estão definitivamente incorporados à rotina dos educadores e serão cada vez mais usados, mesmo após a pandemia. Nessa nova realidade, é fundamental possibilitar aos educadores o desenvolvimento do seu letramento digital, o que requer a mesma persistência e sequência didática de um trabalho para aprendizagem de um segundo idioma. Essa é a proposta do programa ConexAção, que se estenderá até outubro. As lives semanais apresentam um tema a cada episódio e ficam gravadas no YouTube para acesso livre. “O conteúdo pode ser acessado a qualquer momento e esse é o principal diferencial”, destaca a gestora de projetos de educação empreendedora do Sebrae RS Kamille Schmidt These.

 

A condução dos encontros é realizada pela professora Maidi Dalri que tem se dedicado a apoiar educadores no seu processo de fluência digital e pedagógica. Durante a jornada, são apresentados exemplos práticos do uso dos recursos digitais em sala de aula e as mudanças necessárias à rotina pedagógica. Entre os temas abordados estão Google For Education, Recursos de Aprendizagem Digital, Educação na Nuvem, Metodologias Ativas, Educação Empreendedora, Competências Socioemocionais, entre outros. Mais informações e inscrições em www.conexacao.com.br .

 

Maidi explica que o programa foi desenvolvido para ser executado em dois anos e os professores podem iniciar assistindo qualquer um dos temas que já foram ao ar e a partir do seu primeiro acesso podem gerar o certificado de participação e acessar todas as lives realizadas. “Participar do programa de forma integral, assistindo todas as lives garantirá ao educador uma transformação no seu conhecimento e, os desafios propostos alinhados ao processo final de certificação com certeza irão gerar a ação necessária para que esse conhecimento contribua com a qualidade da educação de cada participante do ConexAção”, pondera.

 

“Nesses últimos dois anos vimos muitos educadores despertarem para a existência e a necessidade do uso dos recursos digitais na sala de aula, ou melhor, no processo de aprendizagem.

Se antes da pandemia a educação já estava defasada no processo de uso de recursos e metodologias educacionais, agora temos um problema ainda maior, pois esse despertar não aconteceu da mesma forma para todos os educadores e nem gerou resultados efetivos de mudança pedagógica”, pondera Maidi.

 

 “Em muitas situações, a tecnologia passou a ser utilizada apenas como substituta do processo tradicional já realizado. Nesse formato, por exemplo, onde é utilizada apenas como um meio de transmissão de aulas tradicionais e centradas no professor ela não gera os resultados desejados e temos uma reprodução do processo tradicional das aulas com o apoio da tecnologia. Outras escolas e educadores souberam utilizar esse momento e redesenhar as suas práticas pedagógicas e aplicando a tecnologia de forma efetiva, dando um salto qualitativo e avançando o equivalente a pelo menos uns seis anos na caminhada de inovação educacional”, avalia a professora.

 

De acordo com Maidi, diante desse cenário há um desafio enorme para conectar todos os educadores que precisam com essas novas possibilidades, caso contrário o gap educacional entre instituições, escolas, professores e estudantes continuará aumentando. “Escolas e gestores que estão realmente focados na educação de qualidade não distinguem hoje formação continuada e uso de tecnologia, planejamento e uso da tecnologia, aula tradicional e aula com tecnologia. Ou seja, ela precisa estar presente, ela é um meio e não um fim”, conclui.

 

 

Confira a programação das próximas lives:

 

29/06: Google Classroom avançado

01/07: Criando trilhas de aprendizagem personalizadas com Google formulário

06/07: Atitude empreendedora e ensino remoto

08/07: Usando Khan Academy na matemática

13/07: Usando Khan Academy em ciências

20/07: Curadoria digital: como descobrir recursos digitais adequados para sua aula

27/07: Criando histórias em quadrinho0s e explorando o poder das narrativas no processo de aprendizagem

03/08: Como desenvolver a criatividade e o poder de síntese com o uso de mapas mentais

10/08: Proposição de projetos de aprendizagem para os estudantes em tempo de educação em rede

17/08: Usando aplicativos de realidade virtual e aumentada

24/08: Como usar o Google Meet e o Google Agenda no processo educacional

31/08: Organizando o trabalho a partir de agendas digitais

07/09: As 6 gerações e o contexto educacional: como somar diferenças e potencializar resultados

14/09: Impressão digital: como construir uma identidade digital que conecte com seus futuros

21/09: Riscos digitais: precisamos falar sobre isso

28/09: Google Classroom avançado: entendendo historicidade, gestão de sala de aula e interação com o Google Drive

05/10: Usando o celular para explorar recursos do Google Workspace Education – primeiros passos

12/10: Usando o celular para explorar recursos do Google Workspace Education em nível avançado

19/10: Programe-se ou seja programado – pensamento computacional e os analfabetos do futuro

26/10: Competências do século XXI para os professores

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: