Mais buscados: MEi Credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Ijuí – As Rodadas de Negócio são atividades tradicionais realizadas pelo Sebrae RS com o objetivo de aproximar os empreendedores e gerar negócios e parcerias entre eles. No agronegócio, esta metodologia também é colocada em prática. Um exemplo ocorreu no município de Ijuí onde 49 produtores rurais das regiões Noroeste e Missões sentaram frente a frente para negociar itens como sementes de forrageira e de grãos, equipamentos usados, vacas leiteiras, terneiros, touros, entre outros. Os produtores rurais participantes da ação fazem parte do Programa Integração Lavoura-Pecuária (ILP), desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir.
A gestora do Programa Integração Lavoura-Pecuária no Sebrae RS, Eloísa Muxfeldt, explica que a rodada gerou cerca de R$ 900 mil em negócios para os próximos 12 meses. “Muitos empreendedores fecham negócio durante o evento, mas as parcerias seguem sendo formalizadas nos meses seguintes”. Flávio Garlet Decian, dono de uma propriedade em Panambi, que cultiva grãos, como milho, soja, trigo e aveia, e tem gado de corte, foi um dos participantes. “Antes mesmo das rodadas eu já havia vendido minha produção, mas encontrei a oportunidade de adquirir novilhas. Fiz o contato na reunião e acabei fechando negócio depois”, conta.
Para o empresário, encontros como esse são uma forma importante de aproximação. “Durante o Mosaico do Agronegócio, em Santa Maria, fizemos contatos com participantes do projeto em outras regiões”, informa. Decian acredita que a ideia pode ganhar ainda mais força e novas trocas. “Poderíamos criar um grupo de WhatsApp entre os empresários para falar de oportunidades de compra e venda, por exemplo”, sugere o produtor.
O coordenador das Rodadas de Negócio no Sebrae RS, Jakson da Luz, fala dos benefícios desta atividade: “É uma oportunidade de compra direta entre produtores, com preços mais baratos e sem atravessador”.
Os Projetos de Integração Lavoura-Pecuária reúnem 130 agricultores, apenas no Noroeste do Estado. Após a primeira rodada, promovida em maio, a ideia é levar a iniciativa para as regiões da Fronteira e para o Sul com o mesmo objetivo. “Devemos realizar duas rodadas ao longo do ano para aumentar a rede de contatos entre os produtos rurais e estimular a realização de negócios entre eles”, antecipa Eloísa, do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.