Mais buscados: Mei crEdito sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Ijuí – As Rodadas de Negócio são atividades tradicionais realizadas pelo Sebrae RS com o objetivo de aproximar os empreendedores e gerar negócios e parcerias entre eles. No agronegócio, esta metodologia também é colocada em prática. Um exemplo ocorreu no município de Ijuí onde 49 produtores rurais das regiões Noroeste e Missões sentaram frente a frente para negociar itens como sementes de forrageira e de grãos, equipamentos usados, vacas leiteiras, terneiros, touros, entre outros. Os produtores rurais participantes da ação fazem parte do Programa Integração Lavoura-Pecuária (ILP), desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir.
A gestora do Programa Integração Lavoura-Pecuária no Sebrae RS, Eloísa Muxfeldt, explica que a rodada gerou cerca de R$ 900 mil em negócios para os próximos 12 meses. “Muitos empreendedores fecham negócio durante o evento, mas as parcerias seguem sendo formalizadas nos meses seguintes”. Flávio Garlet Decian, dono de uma propriedade em Panambi, que cultiva grãos, como milho, soja, trigo e aveia, e tem gado de corte, foi um dos participantes. “Antes mesmo das rodadas eu já havia vendido minha produção, mas encontrei a oportunidade de adquirir novilhas. Fiz o contato na reunião e acabei fechando negócio depois”, conta.
Para o empresário, encontros como esse são uma forma importante de aproximação. “Durante o Mosaico do Agronegócio, em Santa Maria, fizemos contatos com participantes do projeto em outras regiões”, informa. Decian acredita que a ideia pode ganhar ainda mais força e novas trocas. “Poderíamos criar um grupo de WhatsApp entre os empresários para falar de oportunidades de compra e venda, por exemplo”, sugere o produtor.
O coordenador das Rodadas de Negócio no Sebrae RS, Jakson da Luz, fala dos benefícios desta atividade: “É uma oportunidade de compra direta entre produtores, com preços mais baratos e sem atravessador”.
Os Projetos de Integração Lavoura-Pecuária reúnem 130 agricultores, apenas no Noroeste do Estado. Após a primeira rodada, promovida em maio, a ideia é levar a iniciativa para as regiões da Fronteira e para o Sul com o mesmo objetivo. “Devemos realizar duas rodadas ao longo do ano para aumentar a rede de contatos entre os produtos rurais e estimular a realização de negócios entre eles”, antecipa Eloísa, do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.