Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Na reunião, realizada por videoconferência e transmitida ao vivo no Facebook da SGGE (https://www.facebook.com/GovernancaRS/videos/3122267241165186), foi assinado o ato de revogação de 300 decretos que geravam excesso de burocracia ao setor público. O chamado revogaço, ação conjunta da SGGE e Casa Civil, analisou, desde o início da gestão, 21.332 normas e já eliminou 19.930 por excesso de burocracia (18.430 exauridas pelo tempo e o restante por outras razões). “Estamos enfrentando um momento de pandemia, que fez com que precisássemos nos reorganizar internamente, seja na iniciativa privada ou no setor público. Tudo isso há de passar, e a agenda que vínhamos estabelecendo no Estado, de facilitar ambientes de negócios, se mantém, e esse eixo da desburocratização é fundamental para tornarmos o RS mais atraente para investimentos”, explicou o governador Eduardo Leite.
Os encontros do Conselho tiveram uma paralisação a partir de março, devido à pandemia. A partir de agora, a rotina mensal de reuniões será mantida. Formado por representantes da sociedade, de órgãos do Executivo e instituições governamentais, o Conselho segue, entre outras ações, coordenando o projeto DescomplicaRS (http://descomplica.rs.gov.br/), que tem o objetivo de facilitar a vida de quem pretende empreender, gerar emprego e desenvolvimento, além de apresentar serviços mais ágeis ao cidadão. “Todas nossas ações têm que ter esse olhar, do Estado como um facilitador, porque a população quer melhores serviços e menos burocracia. Esse é o nosso desafio”, afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, participou da reunião e ressaltou que a pauta do governo coincide com a de sua gestão na AL. “Simplificar é o caminho. Por isso, acompanhamos esse fórum. Todas as pautas do Conselho conversam com as que estamos promovendo para ampliar a competitividade no Estado”, disse.
Rede Simples
No encontro, também foi apresentado um balanço atualizado de adesões de municípios gaúchos à Rede Simples, programa que é uma parceria com Sebrae. Até o momento, 313 cidades fazem parte da rede criada com intuito de desburocratizar o processo de registro e licenciamento de negócios no Estado. A meta do governo é contar com todos os 497 municípios até 2022. “Atualmente, a Rede Simples beneficia cerca de 96% as pequenas e médias empresas no Estado. Fortalecer ações como essa é um dos caminhos necessários para a retomada do desenvolvimento”, declarou o diretor-superintendente do Sebrae no RS, André Vanoni de Godoy.
Posse de novo conselheiro
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, foi empossado. Ele é autor da Lei da Liberdade Econômica e afirmou que pretende seguir sua linha de atuação no Conselho. “Acredito que o fortalecimento a economia passa pela desburocratização, assim facilitaremos a geração de emprego e renda em nosso Estado”, concluiu.
Texto: Lucas Barroso/SGGE
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.