Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Consultores planejam atendimento recorde no Juntos para Competir

16/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reunião de alinhamento reuniu cerca de 50 consultores do programa durante esta semana

Da Redação

Grupo participou de Dia de Campo na Capital (Foto: Divulgação / Farsul)

Porto Alegre – Um grupo de 50 técnicos, consultores, supervisores e gestores do Juntos Para Competir encerrou, na manhã desta quinta-feira (16), a primeira reunião de alinhamento da equipe estadual em 2015. A atividade final envolveu visitas a duas propriedades que fazem parte de um projeto de hortigranjeiros da Região Metropolitana de Porto Alegre. O programa é uma parceria entre Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e SEBRAE/RS.

A equipe está sendo preparada para um ano de recordes. Em 2015, o Juntos Para Competir atenderá 3 mil produtores rurais beneficiados em 160 grupos, com um investimento de R$ 12,3 milhões – 20% mais do que no ano anterior. Neste ano, estão previstos 26 projetos coletivos. Em 2014, o Juntos Para Competir levou conhecimento e tecnologia a 2,4 mil pessoas.

Hoje (16) a comitiva partiu às 8h da manhã para o bairro Lami, da Capital, onde está localizada a Cultura da Horta, propriedade que atua há menos de dois anos na produção de hortigranjeiros e recebeu apoio do Juntos Para Competir por meio de consultorias de gestão, entre outras atividades. Além de conhecer a história do local e sua posição no mercado, o grupo observou os sistemas de produção de hortaliças folhosas, bem como o cultivo protegido de tomate cereja. Outro ponto de destaque foi a apresentação da produção de plantas ornamentais, como cicas e palmeiras, de alto valor agregado e usadas para decoração por construtoras e empresas paisagistas.

A partir das 11h, o grupo se dirigiu à Granja Lia, tradicional imóvel rural de 1906 que está inserido no projeto Caminhos Rurais de Porto Alegre, como foco no turismo. Após introdução do histórico da propriedade e do trabalho ali desenvolvido, os participantes foram recepcionados com um almoço especial, um dos serviços usualmente oferecidos pelo estabelecimento.

De acordo com Antônio José Aguinaga, gestor do programa Juntos Para Competir e técnico do Senar-RS, o conhecimento adquirido poderá ser levado pela equipe a outras regiões do Estado.

Na quarta-feira (15), o grupo reuniu-se no auditório da Farsul, com presença do presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, e do superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl. Além dos debates sobre a parte técnica e operacional do programa, a equipe participou de dinâmicas e ouviu palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na ocasião, Sperotto ressaltou a importância de os consultores levarem tecnologia ao meio rural. “O aumento de produtividade na agropecuária, que vemos se repetir ano a ano, se dá pelo avanço da tecnologia, que sempre foi defendido pelo Sistema Farsul. O papel dos consultores é levar o conhecimento ao campo”, destacou. O presidente da Farsul já anunciou que outros segmentos da economia se organizam para ter programas semelhantes. Tietböhl lembrou o crescimento do Juntos Para Competir desde a sua criação, em 2001, e citou a importância do encontro. “O programa, em 2015, está dando os primeiros passos. Por isso, precisamos reunir todos os técnicos para definirmos uma linha geral de conduta”, explicou.

Juntos Para Competir

O programa Juntos para Competir – parceria entre Farsul, Senar-RS e SEBRAE/RS – atua formando grupo de produtores de um mesmo setor ou região e que possuam objetivos e metas comuns. A partir disso, é traçado um plano de ações com metas precisas e acompanhamento permanente de consultores, para desenvolver os modelos de gestão das propriedades e dar competitividade no mercado. O objetivo é incrementar as principais cadeias produtivas do Estado e a economia de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, atingindo os segmentos de produção, indústria e varejo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Julho de 2018

Senado aprova readmissão de empresas excluídas em janeiro no Supersimples

SAIBA MAIS

 

12 de Julho de 2018

Programa Lider – processo de desenvolvimento regional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série Plano de Negócios #01

Sebrae RS Podcast 09/07/2018 15:08

Sebrae promove bate-papo online com novas regras para o Pronaf

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: