
Mais buscados: Mei CREDITO SEI BOAS Praticas consultoria

Da Redação

A ideia é promover uma conexão de todos os municípios, para pensar em produtos turísticos integrados.
O turismo como prioridade para o desenvolvimento da Região Sul do Estado. Esse é um dos objetivos do projeto Coopergov-Cooperação e Governança para o Turismo da Costa Doce -, projeto que pretende criar uma agenda positiva do setor para reestruturar a oferta turística, valorizando as potencialidades, integrando as iniciativas, alinhando às estratégias dos municípios parceiros.
“Na região Sul, que já tem uma oferta turística estruturada, entendeu-se que era preciso reunir o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor para formarem grupos de trabalho e para propor um novo olhar ao turismo da região. Os grupos de trabalhos estão sendo montados para definir e sugerir ideias que serão aplicadas futuramente. Pela primeira vez, 13 prefeituras reuniram-se para discutir juntas o posicionamento turístico da região. A ideia é promover uma conexão de todos os municípios, para pensar em produtos turísticos integrados, valorizando os atrativos turísticas de toda a região”, comenta o gerente do Sebrae RS na Região Sul, Ciro Vives.
O projeto está em andamento desde março. Já foram elaborados seis planos municipais de turismo para os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Dom Feliciano, Pelotas, Rio Grande e Arambaré. Há previsão de mais seis planos que devem ser feitos nos próximos meses. Além disso, ocorreram seis oficinas para construção desses planos, e o Sebrae RS está realizando atendimento com assessoria técnica junto aos conselhos municipais para esclarecer dúvidas e auxiliar na implantação ou atualização dos conselhos.
“Estamos investido no desenvolvimento turístico desta região, no nível empresarial, capacitando e incentivando a inovação nas pequenas empresas do setor; em nível estrutural na formatação das rotas e roteiros turísticos e na construção de projetos estratégicos regionais, e em nível sistêmico na construção do planos municipais de turismo, melhorando o ambiente para o desenvolvimento do turismo”, comenta a gestora do projeto, Jussara Cruz Argoud. “Queremos, incentivar o aumento do fluxo de turistas para que o desenvolvimento gere impactos positivos sociais, ambientais e econômicos, tornando este destino sustentável, gerando emprego e renda para sua comunidade e grande atrativo turístico para as pessoas que aqui chegam”, complementa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.