Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Entre as 27 regiões turísticas mapeadas pela Secretaria Estadual do Turismo, a Costa Doce Gaúcha, no Sul do estado, destaca-se por atrativos que têm conquistado muitos visitantes. Suas duas maiores cidades indutoras do turismo – Rio Grande e Pelotas – receberam, juntas, mais de 2,7 milhões de visitantes em 2022. O número é revelado pela Pesquisa Análise de Fluxo Turístico, desenvolvida pelo Sebrae RS e pelo Governo do RS, por meio da Secretaria Estadual de Turismo. O estudo completo, que abrange um total de 22 municípios gaúchos, traz informações importantes sobre o perfil e o comportamento dos turistas, em especial sobre seus locais de procedência e tempo de permanência nas cidades de destino. Confira a pesquisa completa no link: (https://setur.rs.gov.br/observatorio-do-turismo).
Especificamente em Pelotas, os resultados mostram que o fluxo de visitantes no ano de 2022 cresceu 80% em relação à primeira pesquisa, de 2019, passando de 631 mil para 1,138 milhão de visitantes. Em Rio Grande, o que mais chama a atenção é o aumento no período de estadia, que se ampliou de uma média de um a três dias para quatro até sete dias. “Isso significa que as pessoas se hospedaram em hotéis por mais tempo, consumiram e movimentaram a economia”, afirma Jussara Cruz Argoud, gestora de projetos de turismo do Sebrae RS para a Região Sul.
De acordo com Jussara, os dados evidenciados pela pesquisa ajudam a entender melhor as movimentações que estão acontecendo nestas duas cidades tão representativas para a Costa Doce Gaúcha. “Com isso, é possível criar políticas para a atração de turistas de outros estados e municípios, além de definir estratégias para ampliar o tempo de permanência desses visitantes, contribuindo para o crescimento do setor na região”, aponta. Tanto em Pelotas quanto em Rio Grande, o mapeamento indica a prevalência de turistas gaúchos ou oriundos da Região Sul do País, tendência que se reflete em todas as 22 cidades pesquisadas.
Em Pelotas, 84,84% do total de 1,138 milhão de visitantes recebidos em 2022 são procedentes do RS, sendo que os 15,16% restantes se dividem entre os estados de Santa Catarina, com 69.703 visitantes; e Paraná, com 38.928. Fora do eixo da Região Sul, aparecem as cidades emissoras de São Paulo, com 16.295 turistas; e do Rio de Janeiro, com 11.105. Rio Grande segue a mesma tendência, com 87,16% do universo total de 1,576 milhão de turistas originários de localidades gaúchas. Os demais 12,84% vêm de Santa Catarina, que responde por 66.585 visitantes; e do Paraná, com 49.695. Da Região Sudeste, 19.382 são do Rio de Janeiro; e 15.502, de São Paulo.
DESTAQUES GERAIS DA PESQUISA
Região Sudeste / 4.88% são oriundos da Região Centro-Oeste;
Municípios participantes e por ordem de maior volume únicos de turistas:
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.